Política

Vereador Rafael Pinheiro propõe dois novos distritos

Jaconé e Vilatur seriam beneficiados na administração municipal
Jaconé e Vilatur seriam beneficiados na administração municipal

A proposta de implantar mais dois distritos no município de Saquarema não é nova, mas nunca um vereador tão jovem se empenhou nesta luta, como vem fazendo o vereador Rafael Pinheiro que propôs, logo no início de seu primeiro mandato, a criação dos distritos de Jaconé e Vilatur. Segundo o vereador, a indicação se faz necessária, tendo em vista o grande desenvolvimento que já vem ocorrendo nas duas regiões, nos últimos anos.

“A criação de distritos ocorre quando se verifica que eles já possuem suficiente vitalidade econômica, razoável população e progresso compatível com a vida própria que se vai instaurar nessas novas unidades”, considera Rafael Pinheiro.

“As duas localidades já possuem infra-estrutura de núcleos urbanos, estruturados, pois a população já encontra nesses dois bairros escolas, postos de saúde, energia elétrica, posto policial, estradas de acesso asfaltadas e possuem coleta de lixo”, continua o vereador.

Bom para todo mundo

Como se sabe, a divisão de um município em distritos tem natureza meramente administrativa, sendo que estes não possuem autonomia política e nem financeira. Na verdade, os distritos são dependentes da administração central do município. Porém, a justificativa para a criação dos dois distritos, Jaconé e Vilatur, vem de encontro aos anseios de suas comunidades.

E não é só status distrital que estas comunidades anseiam. A condição de distrito leva também à criação de uma pequena estrutura administrativa, com um administrador e funcionários. Ou seja, o município fica mais perto da comunidade. É bom para os moradores e para a Prefeitura, que tem neste posto avançado da administração pública um pólo avançado de prestação de serviços.

“É bom para todo mundo”, explica Rafael Pinheiro, mesmo sabendo que esta iniciativa pode não acontecer imediatamente, pois decisões administrativas como esta levam um tempo até amadurecer. “Continuarei lutando para que isso se torne uma realidade”, conclui o vereador Rafael Pinheiro.

Matéria publicada na edição 112 do jornal O Saquá

Similar Posts