Cultura

A V Feira Cultural foi um sucesso

Praça Oscar de Macedo Soares, lotada de saquaremenses e turistas, que prestigiaram  o evento organizado pela secretaria municipal de Educação e Cultura (Foto: Edimilson Soares)
Praça Oscar de Macedo Soares, lotada de saquaremenses e turistas, que prestigiaram o evento organizado pela secretaria municipal de Educação e Cultura (Foto: Edimilson Soares)

A Secretaria Municipal de Educação, através da Subsecretaria de Cultura, promoveu, nos dias 15 e 16 de novembro, a 5º Feira Cultural do município. Realizado na Praça Oscar de Macedo Soares, a Praça do Artesanato, o evento contou com a participação de escolas, grupos de teatro, dança, música, artistas plásticos, bloco carnavalesco, quadrilha, folias de reis e do Divino, artesãos, escritores e outros artistas locais, além de representantes da agricultura, com a tradicional culinária e produtos rurais.

A realização da Feira Cultural de Saquarema é uma forma de valorização da cultura local. A abertura da 5ª Feira Cultural de Saquarema foi marcada pela apresentação da  Banda Santo Antônio, apoiada pelo programa Ponto de Cultura e com sede em Bacaxá. Também houve a premiação do Concurso de Poesias Vinícius de Moraes, da rede pública escolar, cujos vencedores foram: Letícia Souza, com o poema “Flores” (1º Lugar), Caroline Vieira, com “C (s)em Vinícius” (2º Lugar) e Paulo Azzarit, com “Um Mundo Através da Imaginação” (3º Lugar).

Enquanto as barracas e tendas apresentavam produtos artesanais, no palco rolavam apresentações de ballet e jazz, atraindo quem participava do evento. A Cia de Dança Corpo e Harmonia, foi um dos destaques do show, que teve participação do premiado Grupo Daumas, do Pedro Paulo Bravo, Primeiros Passos, entre outros, além de esquetes de teatro com Raphael Tavares e a Cia de Teatro Casa do Nós, que levou, na noite de sábado, o Show das Ondas,  um mix de teatro e música.

Durante dois dias foi intensa a visitação de moradores e turistas em Saquarema, no feriadão. Um dos destaques foi a animação criativa da artista plástica Telma Cavalcanti, colorindo o rosto de crianças, e a tenda dos pintores, com Nelsinho, Martinha e Antony. Também houve a participação dos escritores da cidade, entre eles o vereador Chico Peres, a professora Lina Barcellos e sua filha, a jornalista e poeta Monique Barcellos, a jornalista Dulce Tupy, os poetas e trovadores João Costa e Jota de Jesus, a veterana escritora Martha Dessimony e a jovem Gabriela Pedroso, entre outros.

Similar Posts