Hospital de Bacaxá será inaugurado em 2013

A prefeita Franciane e o deputado Paulo Melo recepcionaram o secretário  de estado da Saúde, Sérgio Côrtes, que vistoriou as obras do novo hospital  em Bacaxá, Saquarema. (Foto: Edimilson Soares)

A prefeita Franciane e o deputado Paulo Melo recepcionaram o secretário de estado da Saúde, Sérgio Côrtes, que vistoriou as obras do novo hospital em Bacaxá, Saquarema. (Foto: Edimilson Soares)

Está marcada para maio de 2013, mês do aniversário de Saquarema, a inauguração do novo Hospital Nossa Senhora de Nazareth, em Bacaxá. A informação foi dada pelo secretário Estadual de Saúde, Sergio Côrtes, que visitou a obra em companhia da prefeita Franciane Motta, do deputado Paulo Melo, da subsecretária Estadual de Atenção à Saúde, Mônica Almeida, entre outras autoridades municipais, incluindo o atual vice-prefeito Dr. Amílcar Ferreira, virtual candidato a diretor do novo hospital. Obra de 40 milhões, feita em parceria com o Governo do Estado, o novo hospital está situado numa área de 12 mil metros quadrados, entre os bairros da Barreira e da Rezinga.

O hospital terá 72 leitos para internação e emergência, além de 10 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os quartos com apenas 2 leitos e 1 banheiro, cada, proporcionam conforto e privacidade aos pacientes. O prédio foi construído dentro dos mais modernos padrões de arquitetura hospitalar, com todos os quartos, inclusive os de UTI, equipados com janelas, a fim de proporcionar melhores condições de recuperação aos pacientes.

“A grandiosidade da obra e a complexa estrutura de pessoal e equipamentos que será montada no hospital nos levam a implantar os serviços de forma gradativa”, disse a prefeita Franciane. De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Paulo Melo, o projeto passou por diversas mudanças durante a execução da obra para que fossem ampliados os serviços oferecidos na unidade, considerada a mais moderna do Estado. A gestão será compartilhada entre Estado e Município, devido às características do atendimento, altamente especializado.

O hospital vai oferecer clínicas médica, cirúrgica, neurológica e pediátrica, além de pronto-socorro pediátrico e adulto. Serão 4 centros cirúrgicos computadorizados, sendo um exclusivo para partos.Projetado para ser referência em atendimento de traumato-ortopedia,haverá ainda serviços de diagnóstico por imagem: ultrassonografia, radiologia e ecocardiograma. A obra segue padrões de sustentabilidade e preservação ambiental, como a utilização de blocos pré-moldados na estrutura e sistema de captação de água da chuva para reaproveitamento.

Compartilhe!
Palavras-chave:

Sobre o autor

A equipe do jornal O Saquá é formada por diversos jornalistas.