
“A COP30 é sobre clima, sobre cuidar das cidades e das pessoas”, afirmou em entrevista Jader Filho, ministro das Cidades, no programa “Bom Dia, Ministro”, uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Projetada para se realizar em Belém, capital do Estado do Pará, a Conferência da Convenção sobre Mudança do Clima vai destacar ações do Governo do Brasil para infraestrutura urbana, saneamento, transporte público e inclusão social, entre outros temas contemporâneos como a necessidade de cuidar do meio ambiente, com investimentos em saneamento, mobilidade, educação e geração de emprego.
O ministro Jader Filho destacou as ações do Governo do Brasil voltadas à melhoria da infraestrutura urbana, à sustentabilidade das cidades e à inclusão social. Em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, abordou temas como a realização da COP30 na Amazônia, o programa CEP para Todos, os investimentos em saneamento básico e a discussão sobre a tarifa do transporte público. “A COP não é só sobre meio ambiente, é sobre clima! Precisamos falar sobre descarbonização do transporte público, sobre tratamento de esgoto e sobre preparar as cidades para enfrentar eventos climáticos extremos, como vimos no Rio Grande do Sul”

Segundo o ministro, a COP 30 que vai se realizar em novembro é uma oportunidade para mostrar ao mundo que a Amazônia é um território habitado e urbano, que concentra cerca de 30 milhões de brasileiros. “Acho muito importante essa iniciativa do presidente Lula de fazer a COP 30 na Amazônia. Precisamos mostrar para o mundo que as cidades amazônicas têm pessoas que vivem lá — e a maioria dessas pessoas vive nas cidades”, afirmou. Jader frisou que o evento deve reforçar a necessidade de cuidar tanto do meio ambiente quanto das cidades, com investimentos em saneamento, mobilidade, educação e geração de empregos.
SANEAMENTO E TRANSPORTE
Durante a entrevista, o ministro ressaltou o Programa CEP para Todos, resultado de parceria entre o Ministério das Cidades, os Correios e a Secretaria Nacional de Periferias. A iniciativa garante que todas as favelas do país tenham endereços reconhecidos e códigos postais, ampliando o acesso a serviços básicos e à cidadania. “Hoje, todas as favelas do Brasil têm CEP. É um passo importante para levar dignidade e direitos às famílias”, afirmou o ministro.
Ao abordar os investimentos em infraestrutura, o ministro destacou o saneamento básico como uma das prioridades do Governo do Brasil. O Novo PAC, coordenado pelo Ministério das Cidades, destina mais de R$ 60 bilhões para obras de tratamento de esgoto, abastecimento de água e mobilidade urbana. Outra prioridade é o transporte público. O ministro destacou os estudos que vêm ocorrendo, visando a viabilidade de custear as passagens do transporte público urbano, no país. Segundo Jader, a discussão deve considerar a realidade fiscal dos municípios e dos estados, buscando sempre melhoria da qualidade do serviço. “Precisamos falar sobre a qualidade do transporte público no Brasil e garantir uma tarifa que caiba no bolso das famílias”, afirmou. “O ponto central é garantir acesso, qualidade e preço justo”, concluiu.
