Cidade Comunidade Educação Esporte Política Últimas Notícias

Paraesporte chega a Saquarema

A mesa de abertura do evento que se realizou na Pestalozzi em Bacaxá (fotos: Divulgação)

O Paraesporte, maior projeto sócio-esportivo esportivo do país voltado para pessoas com deficiência, chegou ao município de Saquarema, na Região dos Lagos. O Paraesporte tem o patrocínio da empresa Motiva, que atua no setor de rodovias, trilhos e aeroportos. O Paraesporte chegou ao município Saquarema, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte, além de parceria com a Associação Pestalozzi, Lar das Crianças Especias de Saquarema ( LACES) e Saquavôlei. São aproximadamente 140 famílias já assistidas por meio do esporte, promovendo a inclusão no município.
Numa quinta-feira (11), às 9h, na sede da Faetec, situada à rua Capitão Nunes, em Bacaxá, o presidente fundador da Associação Paraesporte, o ex-atleta da seleção brasileira de natação, Raphael Thuin, participou da solenidade de oficialização do projeto, que reúne alunos, familiares, professores e autoridades. A prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal, participou do evento, assim como a representante das Olimpíadas Especiais Brasil, Ana Paula Soares, representantes da Motiva, secretários e outras autoridades.

A prefeita Lucimar Vidal

“Ajudar as pessoas com deficiência por meio do esporte é um grande privilégio. Acredito que o esporte é uma ferramenta de inclusão e bem estar para as pessoas. Ao longo desses 14 anos do Paraesporte venho acompanhando com orgulho o desenvolvimento de cada assistido, seja criança, adolescente ou adulto. O esporte vem transformando à vida dos alunos e dos pais, além de abrir portas para a inclusão “, explicou o ex-atleta Raphael Thuin.

LACES, PESTALOZZI E SAQUAVOLEI

O professor da unidade Saquarema, Aderllan Lima, destacou que se sente feliz em fazer parte desse projeto tão importante, que fomenta esporte e inclusão, e ainda ter como parceiros as instituições como o Lar das Crianças Especias de Saquarema (LACES), Associação Pestalozzi e SaquaVôlei. “Acredito que nosso trabalho tenha um impacto positivo na cidade e na vida das pessoas . Saquarema já tem um olhar diferenciado para o esporte, a qualidade de vida e o bem-estar, e o Paraesporte chegou para agregar e ampliar esse trabalho esportivo/educacional para crianças e adultos com deficiência”, comentou o professor.

O secretário de Esporte

A dona de casa Geanclair Azevedo de Farias está feliz com o desenvolvimento do filho Marcos Azevedo Heringer, que faz aulas de bocha. “Nós estamos tendo oportunidades de inclusão com o esporte e este trabalho pode ajudar muitas outras pessoas que estão em casa. Elas só precisam vir e se matricularem”, destacou Geanclair. O Paraesporte Saquarema funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, com aulas de vôlei de praia, futsal, futebol, natação, iniciação desportiva, bocha badminton, basquete e ginástica rítmica. As aulas acontecem na Associação Pestalozzi, Lar das Crianças Especiais de Saquarema( LACES) e Saquavôlei.

Após a cerimônia de inauguração aconteceu o Festival de Vivências Esportivas, com partidas de bocha, ginástica rítmica, basquete e badminton. Durante o projeto também terá competições locais de vôlei de praia e futebol de 7. Participaram, nesta etapa do Festival, alunos do Laces ( Saquarema), Paresporte Campos e Saquarema, Pestalozzi Saquarema e Araruama e Coletivo Construindo Pontes, de Maricá. Os alunos do Paraesporte/Motiva/ Saquarema já participaram este ano das Olimpíadas das Pessoas com Deficiência (Olimpede 2025) que aconteceu entre 29 e 31 de agosto, em Volta Redonda. Os atletas trouxeram 9 medalhas, sendo 2 de ouro, 3 de prata e 4 de bronze.

O grupo de paratletas no evento na Pestalozzi que acaba de trazer para o município medalhas de ouro e prata

Similar Posts