
Caravana Antipetroleira percorre 400 km contra a indústria do petróleo na região

Uma Caravana Antipetroleira percorreu 400 km entre a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, e o município de Presidente Kennedy, no sul do Espírito Santo, passando por Macaé, Campos e São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense. Durante o trajeto, os membros da Caravana visitaram Ponta Negra, onde o governo de Maricá pretende construir o Porto de Jaconé, e seguiram para outras localidades ameaçadas ou vítimas da indústria do petróleo. É o caso do Porto do Açu, que continua subutilizado, depois de ter produzido grandes prejuízos para a população local. Em Presidente Kennedy, o santuário de N. Sra. das Neves vem sendo ameaçado pela construção do Porto Central que, se concluído, vai isolar a igreja dos fiéis, acabando inclusive com a tradicional Romaria das Neves, que comemorou 175 anos de existência. A participação do bispo de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando, na romaria que é uma das mais antigas do país, trouxe uma mensagem de esperança para uma numerosa platéia que lotou a grande tenda armada em frente ao Santuário, uma igreja barroca, considerada patrimônio nacional. Entre as várias organizações presentes, participaram membros latinoamericanos da Oilwatch, uma ONG mundial que atua em parceria com a FASE no Brasil, apoiadora da campanha “Nem um poço a mais”.
Páginas 4 e 5
Audiência Pública sobre a Barra Franca

Mais uma vez a Barra Franca está no foco das autoridades, além dos pescadores de Saquarema, dos ambientalistas e da população em geral. O famoso canal que une o mar e a Lagoa de Saquarema, há mais de 15 anos vem sofrendo alterações em sua configuração, devildo ao deslocamento de pedras que rolam de seu molhe para dentro da água, intupindo o canal, prejudicando a passagem dos barcos e gerando acidentes. Uma Audiência Pública se realizou e definil a urgência de uma série de procedimentos, entre eles a continuidade da obra e novos estudos em andamento.
Página 6
Os 25 anos do jornal O Saquá e da Tupy Comunicações serão comemorados num evento a ser realizado na OAB, em frente ao Fórum Oliveira Viana, ao lado do antigo Campo da Aviação. Na ocasião, serão homenageados 25 cidadãos e cidadãs que participaram desta longa jornada, em Saquarema. Também haverá o lançamento do livro “Minhas crônicas mais amadas”, da escritora Beatriz Dutra.
Editorial, pág. 3 e pág. 7
Mulheres negras homenageadas no Teatro Municipal Mário Lago

O Dia Mundial da Mulher Negra, Latina e Caribenha, também comemorado como Dia da Mulher Negra, no Brasil, e Dia de Tereza de Benguela, foi celebrado com muita emoção no palco do Teatro Municipal Mário Lago. Conduzido pela multiartista Glauce Pimenta Rosa, cantora e atriz, o evento trouxe ainda uma exposição sobre a escritora negra Carolina de Jesus, autora do livro Quarto de Despejo, publicado em 40 países e traduzido para 14 línguas. Participaram várias artistas de Saquarema, artesãs, poetas e intelectuais, além da secretária da Mulher, Márcia Azeredo, e da subsecretária de Cultura, Fernanda Braga.
Página 2