Cidade Comunidade Cultura Educação Últimas Notícias

Museu de Conhecimentos Gerais, um espaço cultural e educacional em Jaconé

O Museu tem um grande acervo que encanta os visitantes em Jaconé (Fotos: Divulgação)

Com a sede inaugurada em 2017, o Museu de Conhecimentos Gerais, em Jaconé, é único em Saquarema e Região dos Lagos. De fato, o Museu já existia desde 2009, itinerante, levando exposições temáticas para bairros, escolas, paias, espaços cuturais e outros. Assim, a construção do Museu, foi ao longo do tempo se consolidando na Rua 18 com 86, atraindo milhares de visitantes, a maioria estudantes locais e de outros municípios. Já visitaram o Museu também turistas brasileiros e estrangeiros, o que demonstra o empenho da equipe que criou o Museu, liderada pelo biólogo Carlos Alexandre Cardoso e sua esposa, a também bióloga e professora Hosana Moura.

Alunos das escolas municipais são os mais beneficiados

Os eventos variados do Museu incluem Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Semana Nacional de Museus, Semana Primavera de Museus, Simpósio de Doenças Parasitárias em parceria coma Fiocruz, Simpósio de História de Saquarema, palestra de Ufologia com Marcos Petit, palestra com o astrônomo Rogério Silva e reuniões comunitárias com os grupos SOS Porto Não, reunião com a Pastoral Ecológica, sobre a defesa do Meio Ambiente, entre outras. Recentemente o Museu vem promovendo atualização com os professores da Rede Municipal de Ensino de Saquarema, na área de História e Arte.

ACERVO RESPEITÁVEL

Durante as Olimpídas no Rio de Janeiro, o Museu foi contemplado para conduzir a Tocha Olímpida em Saquarema. Sem dúvida, um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. O Acervo considerado um dos maiores da Região dos Lagos contém uma variedade de ítens que remontam à pré-história, passando pelo Império, guerras, biodiversidade, costumes e animais taxidermizados (cobra, carcará, tartaruga, pássaros e outros). É enfim, um mundo de conhecimentos que aumenta a cada dia, porque Alexandre recebe inúmeras doações de materiais diversos que constituem um grande acervo e garantem uma boa visita ao Museu. Mas Alexandre investe também na diversidade do material, como por exemplo a compra e um jeep da II Guerra Mudial em ótimo estado!

Mas o Museu também abre espaço para reuniões e debates

Hoje, o Museu é uma referência aos professores e estudantes e atende universidades do Rio de Janeiro e Niterói. Esse ano, o Museu mais uma vez participou da Semana Nacional de Museus organizada pelo IBRAM, com palestras e visitações guiadas, incluindo observação astronômica, com o divulgador científico Felipe Valeriote, que atualmente promove observações no morro da Igreja Nossa Senhora de Nazareth. Em recentes reportagens da Inter TV, o Museu foi registrado jornalísticamente duas vezes. E auxiliou na formação de mestrado do professor José Augusto, na área de Patrimônio, na FioCruz.

A fachada com um desenho fabuloso do grande desenhista Silvan

Em documentários, Carlos Alexandre participou do documentário “Confederação dos Tamoios, a última batalha” e “As pedras de Drawin, os beachrocks de Jaconé”, ambos do cineasta Carlos Pronzato, além do filme “Beachrocks em Chamas”, produzido pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. Fundador da Organização Social e Cultural Aimberê, que inclui os ambientalistas Luiz Lopes e Ricardo Silva, o Museu participa ativamente dos Conselhos Municipais do Meio Ambiente e no da Cidade. Edificado por Carlos Alexandre Cardoso e a família – a esposa Hosana Moura e a filha Natália Cardoso, é atualmente um espaço formidável para aquisição de conhecimentos gerais, em Jaconé, em Saquarema, e em toda a Região dos Lagos. O Museu recebe agendamentos de visitações guiadas pelo telefone (21) 99327.9110.

O espaço medieval é um dos destaques do Museu
O diretor do Museu, Carlos Alexandre, recepciona os visitantes

Similar Posts