
Uma operação realizada pela Polícia Civil de Saquarema, em conjunto com técnicos da concessionária Águas de Juturnaíba, flagrou, na última quinta-feira (10), ligações clandestinas em cinco residências de alto padrão localizadas nas regiões de Bacaxá, Barra Nova e Vilatur, no município de Saquarema. As equipes identificaram fraudes no abastecimento de água por meio do uso de “by pass”, um desvio ilegal que impede a medição do consumo. Durante a operação, que contou com o apoio de três viaturas da polícia, um suspeito foi detido e levado à delegacia. Todos os responsáveis foram autuados e responderão ao processo. O furto de água é um crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de até quatro anos de reclusão.
O furto de água compromete o fornecimento regular para a população. As ligações clandestinas reduzem a pressão nas tubulações, aumentam o risco de vazamentos e podem afetar a qualidade da água distribuída, representando riscos à saúde pública. “As ligações irregulares impactam o abastecimento de quem paga suas contas em dia. É muito importante que, em caso de suspeita de furto de água, a população denuncie entrando em contato com a concessionária”, alertou o coordenador de Operações da Águas de Juturnaíba, Airton Rangel.
CAMPANHA EDUCATIVA
A concessionária vem realizando uma série de ações para identificar e combater fraudes. Ao constatar irregularidades, a concessionária aciona a Polícia Civil para o registro da ocorrência e perícia no local. O responsável flagrado em situação irregular está sujeito à aplicação de multas, conforme previsto no contrato de concessão. O valor varia de acordo com o tipo de fraude identificada.
Para conscientizar a população sobre os impactos do furto de água, a concessionária está promovendo a campanha “Não Vacila”, que conta com a participação especial do ator e cantor Sérgio Loroza. Na ação, o artista interpreta um cliente em situações do cotidiano e levanta questionamentos comuns com uma linguagem leve, próxima e acessível, aproximando o público do tema de forma educativa e bem-humorada. Como denunciar? Em caso de suspeita de ligação clandestina de água, a população pode denunciar de forma anônima pelos seguintes canais: Central de Atendimento Águas de Juturnaíba: 0800 725 0265, WhatsApp da Concessionária: (21) 97211-8064, Disque Denúncia: 181. O sigilo das denúncias é garantido.