Cidade Dulce Tupy Nas Bancas Opinião Política

Adeus, Vinícius, militante incansável da luta ambiental

Editorial - Dulce Tupy
Vinícius foi um exemplo de vida e militância socioambiental

O companheiro Vinícius Mendes faleceu, deixando um grupo enorme de amigos e companheiros que não irão esquecer jamais a sua ação positiva em Saquarema e em todos os locais por onde passou, com sua mensagem de fé e esperança num planeta melhor. Nascido no Rio de Janeiro, aos 15 anos já era goleiro do sub 15 para o time Portuguesa da Ilha do Governador, onde morava, mas teve que parar, devido às dificuldades que tinha como portador de lupus, uma doença auto-imune que impediam seus movimentos, entre outras dificuldades. Em 2003, fazendo faculdade de letras, com sonho de se graduar em linguística e já dando aula em vários colégios, teve que parar pois o lúpus provocou diversos AVC, que o afastaram do magistério, tendo sido internado e desenganado pelos médicos. Mas teve a graça de se recuperar.

Aos poucos, se recuperou e quis continuar como professor de língua portuguesa, mas as comorbidades o levaram a se especializar em gestão de recursos humanos. Interrromper o magistério doeu! Ele amava o que fazia e se dedicava a tudo que fazia, da melhor forma possível. Por isso, desabafou recentemente a sua amada, a professora Ellen Ramos, bióloga de formação e grande militante das causas ambientais que, como Vinicius, veio morar em Saquarema, no bairro de Vilatur, com seus pais e seus dois filhos menores. “Toda vez que estou fazendo algo produtivo, acontece algo que interrompe”, disse Vinícus pouco antes de falecer no hospital em Bacaxá, onde permaneceu por vários dias, numa luta diária para sobreviver.

SOS PORTO NÃO!

Enterrado no cemitério de Sampaio Corrêa, estava presente na memória e no coração dos amigos que participaram da Missa de Sétimo Dia, na igreja de Santo Antônio, em Bacaxá. “Vinícius era daquelas pessoas que iluminavam qualquer ambiente com sua alegria contagiante e energia sempre positiva. Militante incansável em defesa do meio ambiente em Saquarema, fez da luta ambiental sua missão de vida”, disse uma amiga na internet. O Movimento SOS Porto Não publicou uma mensagem emotiva.
“Nós, do movimento  #sosjaconeportonao informamos o falecimento de um de nossos mais aguerridos integrantes, o querido Vinicius Mendes. Vinicius carregou nossas bandeiras de luta para além de Saquarema e Maricá. Articulou nossa luta com outras entidades e comunidades envolvidas na luta contra mega empreendimentos. Levou a ameaça representada pelo porto da prefeitura de Maricá e da DTA Engenharia para debates na @campanhanemumpocoamais e na @pastoraldaecologiaintegral, em ambientes escolares e acadêmicos, além de uma infinidade de espaços em que transitava militante da justiça socioambiental”.

Vinicius ficará em nossa memória como inspiração; uma pessoa comprometida com um mundo melhor, menos injusto, mais diverso, pela preservação e restauração da biodiversidade. Adeus, Vinícius, que em sua integridade moral e em sua luta pelo meio ambiente, mobilizou todos nós que vivemos por algum tempo ao seu lado. Seremos sempre testemunhas de sua vida íntegra. Grande amigo; exemplo de dignidade.

Similar Posts