Cidade Comunidade Cultura Homenagem

São Jorge no Centro de Saquarema

São Jorge é considerado
o Santo Guerreiro. (Fotos: Divulgação)

Realizou-se no dia 23 de abril a primeira festa de São Jorge da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, no Centro de Saquarema. A realização foi da Arquidiocese de Niterói e da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré em parceria com a Venerável Irmandade de Nossa Senhora de Nazareth e Prefeitura Municipal.

Logo às 6h teve a Alvorada, com fogos. Às 7:30h, Concentração na Praça do Coração em frente à Igreja Matriz para a saída da carreata de São Jorge passando pelos bairros do Gravatá, rua Oito de Maio, rua São Gonçalo próximo a Capela de São Sebastião, Boqueirão, rua São Gonçalo até o final, virando na rua Prefeito Walquides de Souza Lima e retornando pela Av. N. Sra. de Nazareth, até o Campo de Aviação, entrando na rua Coronel Madureira, passando pelo Supermercado Batista e indo em direção da Capela de São João Batista. Alí os fiéis estacionaram os carros e seguiram em procissão até a Igreja Matriz, onde a Missa Solene foi feita pelo Pároco Padre.José Goreti e pelo Vigário Paroquial Padre Elivelton. Os festeiros da primeira Festa de São Jorge no Centro de Saquarema foram Márcia Azeredo e Otávio Azeredo, que devido à Covid tiveram que suspender a festa dois anos atrás.

A tradicional Festa de São Jorge do bairro de Mombaça, numa zona rural de Saquarema, também se realizou com suas barraquinhas e muitos cavaleiros que fazem um tradicional cortejo com a imagem do Santo Guerreiro. Em Jaconé, um grupo de moradores comemorou também o Dia de São Jorge a sua maneira, com cavalos, fogos e comes e bebes.

Os festeiros Márcia Azeredo e Otávio Azeredo

Similar Posts