Cidade Comunidade Cultura Educação Homenagem

O duplo aniversário de Saquarema e de Silva Jardim

A antiga Câmara e Prefeitura virou a Casa da Cultura de Saquarema. (Fotos: Internet)

Saquarema e Silva Jardim fazem aniversário no mesmo dia e mês: 8 de Maio. E outros municípios do Estado do Rio de Janeiro também. Por que isto? Devido a decretos que emanciparam várias aldeias numa mesma data. Assinados pelo Visconde de pelo Baependy, enntão presidente da Província do Rio de Janeiro, em 1841, os decretos emanciparam não só Saquarema e Silva Jardim, mas também Rio Bonito e outros municípios.

Um dos critérios para a emancipação era o compromisso com os líderes locais de construir uma Câmara de Vereadores, com função também de Prefeitura, e uma cadeia pública. Até então, Saquarema era considerada um arraial, assim como Silva Jardim e os demais municípios emancipados em 8 de Maio. Mas, por influência política dos chamados “Barões do Café”, o Barão de Saquarema e o Barão de Inoã, entre outros, essas localidades foram promovidas a Vilas. Geralmente, esses povoados cresciam à sombra de capelas ou igrejas, erguidas pelos fazendeiros e famílias tradicionais.

Em Saquarema, a capela de Nossa Senhora de Nazareth foi construída em 1660, pelo capitão Manoel de Aguilar Moreira e sua esposa Catharina de Lemos; uma nova igreja foi construída muitos anos depois. Em Silva Jardim, foi construída uma capela em 1801, em terras doadas pela viúva de Manoel da Silveira Azevedo, Maria Rodrigues, em devoção a Sant’Ana; mais tarde foi construída a igreja e sede da Paróquia de Nossa Senhora da Lapa de Capivari, nome antigo de Silva Jardim. Tanto Saquarema, como Silva Jardim, integravam Cabo Frio, quando se emanciparam em 1841.
Hoje, os dois municípios têm no ecoturismo um de seus principais atrativos. Silva Jardim é o município com maior número de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), no Estado do Rio de Janeiro. Saquarema tem apenas duas RPPN. Mas o turismo de aventura e o turismo ambiental são características fortes na vida dos atuais municípios, originários de pequenas vilas emancipadas pela força política dos “Barões do Café”.

A antiga Prefeitura abriga a Câmara de Vereadores em Silva Jardim

Similar Posts