Cidade Comunidade Meio Ambiente

Petrobrás entrega Cartão Alimentação aos pescadores de Jaconé

Seu Xavier à frente da Associação dos Pescadores de Jaconé (Foto: Dulce Tupy)

Um grupo de pescadores associados da Associação de Pescadores de Jaconé recebeu nas vésperas do Natal um Cartão Alimentação fornecido pela Petrobrás aos cadastrados por ela. A reunião se realizou na garagem do Bar do Xavier, na Praça Caminhos de Darwin, no final da Rua 14, onde o Canal Salgado se aproxima do encontro com a Lagoa de Salquarema. No local, foi fundada a Associação de Pescadores de Jaconé que hoje negocia diretamente com a Petrobrás uma série de incentivos, inclusive a aquisição de uma sede.

Segundo o presidente da Associação, Marquinho Xavier, a ideia era construir nas margens do canal, mas a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vetou o projeto, fazendo com que se buscasse outras alternativas. Assim, em breve haverá a inauguração da nova sede que por enquanto funciona na casa de seu pai, o Seu Xavier, um ancião respeitável por toda a comunidade. Seu Xavier trabalhou na antiga Fazenda Santa Luiza, em Sampaio Corrêa, antes de se estabelecer neste canto de Jaconé, com sua família, esposa e filhos. Também participou da reunião o secretário municipal de Agricultura e Pesca Wellington.

ASSOCIAÇÃO DE PESCADORES

O filho de Seu Xavier, o Marquinho, é um líder natural; pescador hábil e consciente. Ao mobilizar os pescadores locais para a criação da nova Associação de Pescadores de Jaconé, independente da tradicional Colônia de Pescadores de Saquarema, a Z-24, Marquinho diz que optou por não disputar mais as eleições no centro de Saquarema, mas sim criar um novo espaço de agregação de pescadores no município, que vem para somar. Fez e deu certo! Hoje, os pescadores de Jaconé não se sentem mais desamparados e estão em vias de concluir vários projejtos com que sonharam ao longo dos anos.

A parceria com a Petrobrás, que também colabora com as demais entidades de pescadores da região, entre elas a própria Colônia de Pescadores de Saquarema e as Associações de Pescadores de Maricá, só veio fortalecer o coletivo que tem na figura de Marquinhos a voz dos os pescadores locais. Em janeiro, os pescadores de Jaconé receberam a visita de representantes da Guarda Municipal em reunião, demonstrando que a nova Associação de Pescadores de Jaconé é mais um espaço de organização, aberta à vida social do município.

Reunião com represen-tantes da Guarda Municipal em Jaconé (Foto: Associação dos Pescadores de Jaconé)

Similar Posts