Cidade Comunidade Esporte Surfe

O retorno do surfe a Saquarema

Poderosa onda na Praia de Itaúna, com a igrejinha ao fundo: um visual de tirar o fôlego (Foto: Daniel Smorigo)

O Saquarema Surf Festival desembarcou em Saquarema no dia 15 e vai permanecer até 21 de novembro, marcando a retomada das competições de surfe no país. Com realização da 213 Sports, empresa do grupo V3A, em parceria com a World Surf League (WSL), o Festival é apresentado pela Prefeitura de Saquarema, com os patrocínios de Quiksilver, ROXY, 51 Ice e apoios de Orthopride e Stanley Brasil.
Inspirado no histórico Festival de Surf de Saquarema, realizado em 1976, quando Saquarema ganhou destaque em todo Brasil, tornando-se a meta de todos os surfistas brasileiros, o Saquarema Surf Festival irá celebrar o surfe através do estilo de vida e do esporte, afirmou Pedro Dau Mesquita, sócio e diretor comercial da 213 Sports. O Saquarema Surf Festival reunirá 3 campeonatos: o Quiksilver/ROXY Pro, com etapas do Qualifying Series valendo 3.000 pontos na corrida pelo acesso regional para o WSL Challenger Series, da categoria Pro Junior Sub 20, fomentando a base do esporte, e do Longboard Pro.

PÓS PANDEMIA

As três competições terão premiações de mesmo valor para homens e mulheres. O evento será realizado em memória do surfista Leo Neves, um dos expoentes do esporte no país, morador e ídolo da cidade, que faleceu em 2019, durante a disputa de um campeonato na mesma praia de Itaúna, onde acontecerá o evento. “É com grande alegria e satisfação que retornaremos à Saquarema, com um novo evento na Capital Nacional do Surfe”, disse o CEO da WSL Latin America, Ivan Martinho. “Agora temos uma nova data no calendário esportivo da cidade, para se juntar ao Oi Rio Pro que voltará a ser realizado em 2022, em entrevista ao jornalista João Carvalho, da WSL Latin America.

O surfista Matheus Herdy sempre um destaque nas ondas do mar (Foto: WSL)

O Saquarema Surf Festival terá competições importantes do WSL Qualifying Series e seletivas sul-americanas para o Mundial Pro Junior e de Longboard. As competições terão participação de ídolos do esporte como o campeão mundial Adriano de Souza, Silvana Lima e Phil Rajzman, bicampeão mundial de longboard, além da nova geração: Lucas Vicente, campeão mundial Pro Junior 2019, Sophia Medina e Tainá Hinckel. E terá também a presença de ídolos locais como os campeões Lucas Chumbo e Raoni Monteiro.

SURFISTAS LOCAIS

Em agosto, a Associação de Surf de Saquarema realizou uma triagem local e definiu os 6 atletas que participarão do Saquarema Surf Festival: no QS 3000 masculino – Arthur Máximo, no QS 3000 feminino – Kayane Reis, no Pro Junior masculino – Daniel Templar, no Pro Junior feminino – Luana Paes, no Longboard masculino – Jeremias da Silva (Mica), e no Longboard feminino – Maria Clara.

Sempre com grande estilo, o internacional Adriano já está confirmado (Foto: WSL)

Após quase 2 anos sem competições por causa da pandemia, o surfe retorna às areias de Itaúna, com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Grupo Secktor, Castelhana Praia Hotel, Pousada Massai, Casa do Surf, Casa da Praia, Paredão 874, Acaí Saindo, Quiosque 12 e do Corpo de Bombeiros. Considerada a Capital Nacional do Surfe, Saquarema tem na Praia de Itaúna o principal palco do esporte no país. Sede da etapa brasileira do WSL Championship Tour, em 2019 a cidade teve impacto positivo de R$ 15 milhões na economia local, principalmente nos segmentos ligados à atividade turística. “É um marco importante para a retomada do nosso calendário esportivo”, diz a prefeita Manoela Peres. Na ocasião, será inaugurado o Centro de Treinamento Leo Neves, em Itaúna, dedicado a atender gratuitamente atletas amadores ou profissionais com idade entre 10 e 20 anos. A iniciativa pretende valorizar o talento dos jovens surfistas locais, possibilitando acesso a treinamento especializado, visando desenvolver suas potencialidades para atingir o mais alto nível do surfe.

O Centro de Treinamento do Surfe, uma homenagem ao surfista Leo Neves que faleceu em 2019 (Foto: Prefeitura de Saquarema)

Similar Posts