Beatriz Dutra: Cultura é Notícia Cidade Comunidade Cultura

Sonho ou realidade?

Cultura é Notícia - Beatriz Dutra

Há 60 anos, no primeiro voo tripulado para orbitar a Terra, IURI GAGARIN, ao avistá-la, disse a célebre frase: “A Terra é azul!”

Mais tarde, já em 1969, na missão Apolo 11, que levou a primeira tripulação para a Lua, MICHAEL COLLINS revelou: – “A coisa que mais me lembro é a visão do planeta Terra. Minúsculo. Muito brilhante. Azul e branco. Brilhante. Bonito. Sereno e frágil”. (O Globo, 24/04/2021).

O tempo passou, várias outras experiências espaciais ocorreram, e nesta manhã serena de domingo (19/09/2021) vejo a notícia no jornal: “Chegou ao fim ontem, a maior aventura de civis, sem formação de astronauta, no espaço. Depois de três dias orbitando a Terra, os quatro primeiros turistas espaciais a viverem essa experiência voltaram ao planeta na noite de ontem. São eles: o milionário Jared Isaacman, a assistente médica Hayley Arcencaux, a cientista Sian Proctor e o engenheiro de dados aeroespaciais Chris Sembroski. Eles viajaram a bordo da espaçonave Crew Dragon Resillience, lançada pelo foguete Falcon 9, da Space X, a companhia espacial do bilionário sul-africano Elon Mush.” Em pouco mais de 24 horas, a tripulação realizou pesquisas científicas, deu mais de uma dezena de voltas ao redor da Terra e viu muitos amanheceres e entardeceres. E ainda sobrou tempo para comer e descansar.”

“Sembroski tocou ukulete, um instrumento de cordas, dentro da cápsula. Em uma transmissão nas redes sociais, o líder do grupo, Isaacman, informou que estavam navegando a 580 km de altura, a cerca de 7,6 km por segundo em torno do planeta. O suficiente para uma volta completa a cada 90 minutos.”

Por coincidência, ao fundo, escuto Roberto Carlos cantando: “O importante é emoções eu vivi!”… rsrs…
Bem, com o êxito da missão da Space X, importa é que está dada a largada para a NOVA ERA DO TURISMO NO ESPAÇO – TERRA.

“Após a jornada em órbita da Space X, voos de civis e produções cinematográficas a serem filmadas no espaço já têm data marcada. A primeira delas deverá ser um filme do diretor russo Klim Shipenko”.

Assim, “BEM-VINDOS À SEGUNDA ERA ESPACIAL”, anunciou Todd Ericson, diretor da missão Inspiration 4, da Space X, em uma coletiva de imprensa após o retorno bem-sucedido dos tripulantes à Terra, na noite de sábado (18/09/2021).
Belisco-me para saber se é sonho ou realidade. E de repente, vem à minha lembrança, o verso de Adélia Prado:
“Poesia sois Vós, ó Deus.”

Similar Posts