Cidade Comunidade Cultura História

O Círio de Nazareth possível em tempos de pandemia

Fotos: Pascom-Paróquia de N. Sra. de Nazareth

Como ocorre há muitos anos, realizou-se o Círio de Nazareth, adaptado aos tempos da pandemia. Com novenas e missas, restritas a apenas 50 pessoas, na histórica igreja de N. Sra. de Nazareth, o Círio de Nazareth, versão 2021, teve início em 30 de agosto e se encerrou na noite do dia 8 de setembro.

O Círio de Nazareth ocorreu com todos os protocolos sanitários, a obrigatoriedade de o uso de máscara, uso de álcool gel e distanciamento, o que não tirou o brilho da festa e a emoção dos fiéis


Durante esse período, aconteceu o Círios das Rodas, uma carreata que percorre todos os distritos de Saquarema, passando por Sampaio Corrêa e Bacaxá, que culmina com a benção dos carros, na Praça do Coração, em frente à igreja matriz. Várias missas se realizaram, sempre restritas a 50 pessoas sentadas em banquinhos, com o devido distanciamento do protocolo sanitário vigente em todo o país.

MISSAS E LOUVOR

Como sempre, houve a Missa da Pátria, no dia 7 de setembro e a Missa Solene, dia 8, com participação do Coral Opus, descida do nicho da imagem da Milagrosa Padroeira de Saquarema do altar para a Solene Coroação e posterior exposição aos fiéis. Com máscaras e distanciamento sanitário, houve a procissão pelas principais ruas do centro da cidade, com a festa sendo transmitida ao vivo pelo youtube, na internet.
Este ano, o provedor foi o professor Rodolfo Moreira, tendo como juíza Mariângela Soares Caetano. Durante os festejos, no dia 7, houve a tradicional eleição da nova Mesa Administrativa da Venerável Irmandade de Nossa Senhora de Nazareth, responsável pela festa. O evento, com apoio da Prefeitura Municipal, Skyna Imóveis e O Queijão, foi uma programação da Arquidiocese de Niterói, Paróquia de Nossa Senhora de Nazareth e da Irmandade de N. Sra. de Nazareth. No final, queima de fogos.

Bem-vindo padre Goretti

Padre Goretti é o novo pároco de Saquarema

Após a dolorosa e sentida partida do Padre Rodrigo, em maio, tomou posse, como Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazareth, no dia 8 de junho, o Padre José Goretti Pio que, além da Matriz, irá cuidar de cerca de 11 capelas distribuídas nos primeiro e terceiro distritos. Padre Goretti, bastante conhecido dos paroquianos de Saquarema, foi pároco por muitos anos da Paróquia de São Sebastião, em Araruama, além de ter sido Pároco também, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Bananeiras, também em Araruama. Nos últimos anos, Padre Goretti estava exercendo o seu pastoreio na Paróquia Nossa Senhora de Nazareth, no bairro do Caramujo, em Niterói, onde deixou uma legião de amigos. Além do seu carisma próprio, Padre Goretti é um grande devoto de Nossa Sra. de Nazareth. Que seu pastoreio nas terras saquaremenses da Virgem de Nazareth seja duradouro! Vida longa ao Padre José Goretti!

Similar Posts