Cidade Comunidade Cultura Meio Ambiente

Roda de Conversa do Projeto Albatroz reúne pescadores em Cabo Frio

O professor Eduardo Pimenta, da Universidade Veiga de Almeida, em ação nas margens da Lagoa de Araruama (Fotos: Divulgação)

Albatrozes são aves marinhas migratórias que passam a maior parte de suas vidas em alto mar, onde interagem com a pesca de espinhel. O alvo desta técnica de pesca são peixes grandes como atum, mas a pescaria pode fisgar também albatrozes e petréis.

O Projeto Albatroz tem como missão reduzir esta captura incidental. Para isso está criando um espaço de diálogo que permita aos participantes a troca de experiências e conteúdos, relacionados à conservação marinha e à frota pesqueira artesanal da Região dos Lagos no Rio de Janeiro.

“As Rodas de Conversa são um momento de inclusão, encorajamento e motivação, onde os presentes podem falar e ouvir, trazer suas histórias e compartilhar ideias, fazendo com que este momento seja um espaço para compartilhamento e participação”, fala o professor Eduardo Pimenta. Recentemente, ele coordenou uma Roda de Conversa na Colônia de Pescadores Z-4 de Cabo Frio, utilizando todas as recomendações e protocolos de segurança para prevenção da Covid-19: uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos com álcool gel.
Na ocasião, o Projeto Albatroz apresentou as ações previstas para a região nos próximos 3 anos. Segundo o professor Pimenta, da Universidade Veiga de Almeida, participaram desta Roda de Conversa 22 pessoas, entre elas vários presidentes de Colônias de Pesca e Associações de Pescadores, com excelente resultado.

MESTRE EDUARDO PIMENTA

Biólogo, formado em Biologia Marinha, com pós graduação em Planejamento Energético e Impactos Ambientais, doutor em Ciências da Engenharia de Produção, Pesquisa Operacional na Área de Inovações Tecnológicas e Organização Industrial pela COPPE/UFRJ, Eduardo Pimenta coordena o Grupo de Estudos da Pesca- GEPesca\CNPq, onde desenvolve uma ferramenta de previsibilidade e seguridade aos cruzeiros de pesca.

Eduardo Pimenta

Professor dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e Gestão Ambiental, coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão da Universidade Veiga de Almeida/Campus Cabo Frio, Eduardo Pimenta já foi superintendente da Guarda Marítima e Ambiental de Cabo Frio, superintendente regional do IBAMA em Cabo Frio, quando foi um dos criadores da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo, além do Plano de Ordenamento Pesqueiro da Lagoa de Araruama e do Parque Nacional de Jurubatiba. Foi também secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio.
Membro do Comitê Científico Consultivo de Gestão sobre Atuns e Afins do governo federal, atua ainda como pesquisador da ICCAT (The International Commission for the Conservation of Atlantic Tunas – Research and Statistics – SCRS) e é consultor do Projeto Albatroz, um projeto com apoio da Petrobras. Sendo um dos fundadores do Parque Estadual da Costa do Sol e do Parque Municipal da Boca da Barra, em Cabo Frio, Eduardo foi eleito no início do ano presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ). Membro da Academia Cabofriense de Letras, é um ativo militante da “Década do Oceano”, proclamada pela ONU (Organização das Nações Unidas), que visa a saúde e a sustentabilidade dos mares e sua biodiversidade.

Similar Posts