Cidade Comunidade Cultura Religião

CEDIM promove reflexão sobre o sagrado

Mãe Nilce, do Ilê Omulu Oxum, foi a personalidade central do debate (Foto: YouTube Mãe Nilce)

Para celebrar o Dia de Tereza de Benguela, o CEDIM-RJ (Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Estado do Rio de Janeiro) promoveu uma roda de conversa sobre o documentário “Nosso Sagrado”, título de um documentário apresentado na ocasião. O documentário foca o acervo do antigo Museu da Magia Negra, mantido pela polícia no Rio de Janeiro e hoje transferido para o Museu da República.

A abertura foi feita pela presidenta Edna Calheiros, que lembrou a promessa feita no ano passado de debater o sagrado no Cedim. Em seguida, Elza Serra falou do Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e Dia de Tereza de Benguela. Rosilene Torquato apresentou um histórico dos eventos realizados pelo CEDIM em referência ao 25 de Julho e a conselheira Nilce Naira fez uma fala antes de exibição do documentário.

Nilce Naira é a Mãe Nilce da Oxum, que tem um canal no YouTube. Durante o debate foi destacada a importância do documentário, a oportunidade da campanha “Liberte Nosso Sagrado” e o resgate das peças que estavam no Museu da Polícia. Também foi registrada a forma como o Cedim enfrenta e atua na pauta da Intolerância Religiosa. O filme pode ser acessa através do link: https://youtu.be/4KjTL-Crslc.

Participaram a Yalorixá Mônica, Helena Piragibe, Angela Fontes, Dolores Lima, Rosilene Torquato, Luciana Targino, Simone. Mauri, Denise, Ana, Elizabeth, Katia e outras.

Similar Posts