Cidade Comunidade Cultura Educação Política

Parabéns, Saquarema e Silva Jardim

Saquarema, entre a lagoa e o mar, é um dos municípios mais bonitos da Região dos Lagos (Foto: Site da Prefeitura)

O dia 8 de maio é a data em que se comemora a emancipação política e administrativa do município de Saquarema e também de Silva Jardim, ambas cidades emancipadas pelo mesmo decreto em 1841, entre outras no Estado do Rio de Janeiro. Para lembrar esta data, já que não se pode fazer aqueles desfiles memoráveis no centro, tanto aqui como lá, o jornal O Saquá está publicando uma matéria sobre o livro História de Cabo Frio, onde se encontram muitos dados também sobre Saquarema que na época colonial fazia parte de Cabo Frio, e uma matéria sobre quem foi Silva Jardim, nome dado ao antigo município de Capivari, às margens do Rio São João, hoje Lago de Juturnaíba.
Páginas 4 e 5

O município de Capivari ganhou o nome do jornalista Silva Jardim no século passado

A RPPN Eldorado em Sampaio Corrêa

A cachoeira do Paredão é uma das atrações da RPPN Eldorado (Foto: Divulgação)

A terceira RPPN de Saquarema, onde já haviam duas criadas pelo cantor Ney Matogrosso, é a RPPN Eldorado, também na localidade do Buracão, na Serra de Mato Grosso, em Sampaio Corrêa. Situada no antigo Sítio de Nossa Senhora da Conceição, a Eldorado é um paraíso da Mata Atlântica, com sua biodiversidade à disposição de pesquisadores e futuramente ecoturismo. Atualmente, apenas a bióloga e mestre em Engenharia de Biossistemas, Layra Brandariz, e o engenheiro florestal Pedro Luiz Barbosa dos Santos, supervisor da RPPN, têm acesso ou acompanham pesquisadores, nesta fase de implantação do projeto, concebido por um detalhado Plano de Manejo.
Página 7

Saquarema prestes a se alinhar aos ODS

Os ODS, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, são a base da Agenda 2030 proclamada pela ONU (Organização das Nações Unidas), documento assumido pelo Brasil em 2015 e que já está sendo implantado em vários países, visando o desenvolvimento sustentável. Saquarema participou de um webnário (seminário através da internet) promovido pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e Petrobras, onde foram apresentados 5 projetos locais, alinhados aos ODS e Agenda 2030. Cerca de 80 pessoas participaram do evento, entre eles alguns membros do governo municipal.
Página 2

Jaconé, um bairro autossuficiente

A nova ponte que vai substituir a antiga e estreita ponte do Dodozinho, sobre o Canal Salgado (Foto: Dulce Tupy)

Jaconé, no terceiro distrito de Saquarema, é um bairro que se destaca em Saquarema pelo seu crescimento populacional e benefícios que vem recebendo do governo municipal: pontes sobre o Canal Salgado, praças, etc. Jaconé tem um cartório, um DPO, Posto de Saúde de Emergências e Posto de Saúde da Família, vários profissionais liberais (dentistas, advogados, corretores de imóveis, veterinários, etc), um comércio variado, dois supermercados, farmácias, padarias, bares e restaurantes. Com esse perfil tem atraído veranistas que acabam se tornando moradores.
Página 3

Similar Posts