Cidade Comunidade Cultura Política

O Saquá 259 – Chamadas de Capa

Eliane Potiguara, uma indígena do
Brasil e do mundo, agora em Saquarema

Morando em Jaconé, a escritora indígena Eliane Potiguara vem participando de inúmeras lives sobre literatura e já foi vacinada na Praça do Bem Estar em Saquarema (Foto: Dulce Tupy)

A escritora indíge-na Eliane Potiguara está morando em Jaconé, há cerca de 3 anos. Consagrada em vários fóruns nacionais e mundiais, indicada ao Prêmio Nobel da Paz, liderança incontestável das lutas das mulheres indígenas no Brasil e no mundo, Elaine atualmente está em isolamento, junto com sua filha, em sua casa entre as montanhas e o mar. Autora do livro infanto-juvenil A Cura da Terra, adotado em várias escolas em todo o país, Eliane preconizou de certa forma essa pandemia, fruto do desequilíbrio ecológico do planeta.
Página 2

Os 90 anos do professor
Ivan Cavalcanti Proença

Ivan Cavalcante Proença com seu bisneto Ivanzinho no colo (Foto: Arquivo de Família)

O professor de literatura Ivan Cavalcanti Proença conheceu Saquarema nos anos 60, e desde então nunca deixou de frequentar essa terra. Com casa há muitos anos no condomínio Lago do Paraíso, em Bacaxá, Ivan e sua esposa Ísis receberam no verão grande parte da família que mora nos Estados Unidos. Autor de inúmeros livros publicados sobre literatura, cordel, futebol e jazz, entre outros temas, Ivan tem uma trajetória ímpar, desde quando era capitão do Exército, cassado pelo Golpe de 1964, passando pela formação como professor na UFRJ e na Faculdade Cândido Mendes. Membro do Conselho Deliberativo da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), participou recentemente de uma entrevista ao vivo onde teve a oportunidade de relembrar toda a sua vida.
Página 3

Adeus ao ambientalista Vilmar Berna

Vilmar, um ambientalista histórico (Foto: Blog do Vilmar Berna

Um dos maiores ambientalistas do Brasil, o jornalista Vilmar Berna, prêmio Global 500 de Meio Ambiente da ONU, recebido no Japão, foi mais uma vítima desses tempos difíceis que estamos vivendo. Editor do portal da REBIA, Rede de Informação Ambiental, Vilmar era também conselheiro de ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro. Pioneiro das lutas ambientais no Brasil, Vilmar trabalhou ainda com o ex-deputado e também jornalista Fernando Gabeira, em sua campanha a governador do Estado do Rio de Janeiro e no gabinete do deputado Carlos Minc, todos ambientalistas históricos.
Página 5

A pandemia vai durar mais
tempo do que se imagina

Idosa vacinada em Saquarema

Desde que foi anunciada em março do ano passado, a pandemia da Covid veio para ficar por um bom tempo. No início se pensava que ela passaria rápido. Depois, vieram as vacinas, enchendo de esperança todo o mundo. Porém, agora já se sabe que não há vacinas para todos! Segundo o professor Boaventura de Sousa, da Universidade de Coimbra, Portugal, a única solução para se conquistar a imunidade de rebanho, vacinando 60% a 70% da população do mundo, seria quebrar as patentes das vacinas das grandes farmacêuticas pelo menos temporariamente. Essa é a recomendação dos países mais pobres, adotada também pela própria ONU.
Página 3

Jornalistas vítimas de
Covid já passam de 169 no Brasil

Similar Posts