Beatriz Dutra: Cultura é Notícia Cidade Comunidade Cultura

Procura-se o sorriso

Cultura é Notícia - Beatriz Dutra

“A ESPERANÇA é a última que morre”. Durante toda a minha vida, ouvi. E ESPERANÇA sempre foi luz na escuridão. E se permitirmos que essa luz se apague, restará a escuridão absoluta, com o fim dos nossos sonhos e da própria vida. E a esperança da nossa salvação nesta pandemia tem nome: VACINA, para pelo menos 70% da população brasileira. Precisamos acreditar, que apesar de todos os pesares, isto acontecerá. Mas que não demore a acontecer, porque senão poderá ser tarde demais!…
Manhãzinha, na rede da varanda, pensava sobre tudo isso, quando, de repente, lembrei-me de um poema que escrevi há mais de trinta anos, mas que, para minhas surpresa e perplexidade, está tão ou mais atual do que no momento em que foi escrito:

“PROCURA-SE O SORRISO” é o seu título. E aí vão os seus versos: Eu sigo vou vivendo, vou…/ Mas sinto estou morrendo, estou…/ A vida não é isso, não!…/ Sei que não…que não!…/ Em cada rosto vejo medo,/ em cada olhar desconfiança,/ em cada ser desesperança/ nos corações…só dor!…/ Procura-se o sorriso!…/Implora-se beleza!…/ Resgata-se a emoção / De SER…. e VIVER!…/E isso cabe a nós querer!…/ E isso cabe a nós fazer!…/ A hora é de resolver: / Morrer…morrer…/ou VIVER!…//

Pois é, amigos… PROCURA-SE O SORRISO!… IMPLORA-SE BELEZA!…RESGATA-SE A EMOÇÃO DE SER E VIVER!… É o que todos nós desejamos, ardentemente, do fundo dos nossos corações, não apenas para o nosso País, como para a Humanidade!…

Só que aqui haverá de haver PACIÊNCIA… muita PACIÊNCIA…, pois até então os erros e a desorganização imperam… Mas com a crença generalizada de que “Deus é brasileiro”…e “Deus é paciência”… (Guimarães Rosa), peçamos ao Pai, com fé e esperança, melhores dias, para que nossos sorrisos possam voltar a florescer em nossas faces!…

Ps.:O poema “PROCURA-SE O SORRISO” foi musicado pelo saudoso maestro Orlando Silveira.

Similar Posts