Cidade Coisas da Política (Continentino Porto) Comunidade Cultura Educação Homenagem Silênio Vignoli Social

O Saquá 256 – Chamadas de Capa

A hora e a vez da Cultura

O campeão mundial Kelly Slater é um dos surfistas retratados por Marco Polo (Foto: Divulgação)

Saquarema está vivendo um momento intenso no setor cultural, que sempre foi deficitário no município. Desde o início do ano, temos um novo secretário municipal de Cultura: o arquiteto Manoel Vieira Gomes Junior, ex-secretário de Cultura de Cabo Frio. Especialista em Patrimônio Cultural, Manoel tem um longo caminho a percorrer, tanto no centro da cidade como na área rural. Outra novidade é a aplicação da Lei Aldir Blanc, para um atendimento emergencial aos artistas e técnicos municipais, que foram muito prejudicados com a pandemia e ficaram impedidos de trabalhar neste período que ainda não se encerrou. O volume de trabalho para cadastrar todos os artistas e técnicos do município foi muito grande. Saquarema recebeu mais de 600 mil reais para distribuir aos agentes culturais e aos espaços culturais cadastrados. Foram contemplados mais de 40 artistas e vários espaços culturais. O artista plástico e surfista Marco Polo foi um dos contemplados.
Páginas 4 e 5

O arquiteto Manoel, novo secretário de Cultura (Foto: Dulce Tupy)

Adeus, Silênio Vignoli

O jornalista Silênio Vignoli permaneceu cerca de 18 anos no jornal O Saquá com seu estilo irônico que encantava seus leitores

O jornalista Silênio Vignoli faleceu no dia 23 de dezembro, deixando um vazio na equipe do jornal O Saquá, onde ele era comentarista político, especializado em política nacional. Silênio era um veterano, que trabalhou no Jornal do Brasil, Úlima Hora, O Fluminense, e outros. No município editou o Jornal da Cidade, que circulava em Niterói, São Gonçalo, Maricá e Saquarema, colaborou com o Notícias da Cidade e permaneceu por 18 anos no jornal O Saquá. Reconhecido por seus textos muitas vezes irônicos, Silênio tinha um estilo memorável. Deixou a esposa Lubete e os filhos Marcelo e Ronaldo inconsoláveis.
Página 2

Medalha Tiradentes para Filomena Crancio

A deputada Franciane e a arqueóloga Filomena (Foto: Divulgação)

A arqueóloga Filomena Crancio, responsável pelos sambaquis de Saquarema, recebeu na Assembleia Legislativa a Medalha Tiradentes. Indicada pela deputada Franciane Motta, Filomena recebeu merecidamente a maior honraria da casa legislativa.
Página 6

Centenário de Tiziana Bonazzola

Tiziana Bonazolla em Saquarema (Foto: Divulgação)

A pintora Tiziana Bonazzola completaria 100 anos em janeiro. Considerada uma das mais importantes artistas plásticas de sua geração, Tiziana pintou o mar de Saquarema e as flores da restinga com grande sensibilidade.
Página 5

A vacina vem aí

Depois de quase um ano de pandemia, as primeiras vacinas já estão prontas para serem aplicadas na população no mundo inteiro, sendo que vários países saíram na frente e já estão vacinando suas populações, a partir dos profissionais de saúde e depois os mais idosos. Aqui não será diferente e o Estado do Rio de Janeiro já divulgou a sua programação, com os grupos prioritários. Para os idosos a vacinação deverá começar a partir do dia 8 de fevereiro.
Página 3

Similar Posts