Cidade Coisas da Política (Continentino Porto) Comunidade Educação

O Saquá 252 – Chamadas de Capa

Sem procissão e barracas a festa de Nazareth aconteceu na cidade

A imagem milagrosa pronta para desfilar nas principais ruas da cidade (Foto: Luciana Vignoli)

Tinha tudo para não dar em nada, com o clima da pandemia pairando sobre a cidade, porém, a fé dos devotos e a organização da Venerável Irmandade de Nossa Senhora de Nazareth não deixaram passar em branco a data histórica de Saquarema, quando se realiza o mais antigo Círio de Nazareth do país. Assim, a programação adaptada aos novos tempos foi cumprida, com a visita da imagem de N. Sra. de Nazareth pelos bairros, novena na igreja matriz e exposição da imagem de Nazareth original, achada pelos pescadores no penhasco da igreja, há séculos, na entrada da igreja para veneração dos devotos. Em vez da grande procissão que percorre o centro, com chuvas de pétalas de rosa, desta vez uma grande carreata circulou pelas principais ruas da Vila, passando por vários bairros, do Gravatá até o Boqueirão e retornando à Praça do Coração, iluminada com fogos de artifício. Também se realizou a tradicional procissão dos barcos, tendo à frente o presidente da Colônia dos Pescadores, Matheus, que conduziu a imagem da santa e o padre Rodrigo.
Página 4

Novo Plano Diretor terá oficinas nos bairros

Nas oficinas será discutido o futuro do município (Foto: Internet)

Saquarema está se preparando para fazer a revisão do Plano Diretor Participativo do Município, elaborado em 2006 e que, segundo o Estatuto da Cidade (Lei Federal 10.257/2001), já deveria ter sido revisado. Para redigir o novo Plano Diretor, a Prefeitura está convocando através do seu site e redes sociais na internet representantes da sociedade civil para participar das oficinas que irão se realizar nos bairros. Na pandemia, as reuniões terão que obedecer os protocolos da OMS (Organização Mundial da Saúde), que incluem o uso de máscaras e o distanciamento social. O novo Plano Diretor será o instrumento básico do planejamento municipal e vai interferir na divisão do município, distritos e bairros, áreas de preservação e interesse social, atividades econômicas, infraestrutura básica e serviços essenciais (iluminação pública, água e saneamento, transporte, educação e cultura, saúde e lazer).
Página 5

Literatura e Samba

Beatriz Dutra e Dulce Tupy em evento na Casa da Cultura (Foto: Arquivo jornal O Saquá)

Nos 20 anos do jornal O Saquá, vale a pena recordar alguns eventos promovidos pelo jornal e pela Tupy Comunicações, como as Cintilações Literárias da poeta e escritora Beatriz Dutra, ciclo de palestras realizadas na Casa Walmir Ayala, em 2018, onde também se realizou, no dia 2 de dezembro, comemorações do Dia Nacional do Samba, com palestra da jornalista Dulce Tupy, autora do livro Carnavais de Guerra, o nacionalismo no samba, e apresentações de dança e música com artistas da cidade.
Página 3

Operação Lava-Jato em risco

O que pode acontecer se a Operação Lava-Jato não sobreviver aos ataques que vem sofrendo em Brasília? Uma análise do fato está sendo feita pelo comentarista Silênio Vignoli que desvenda quem são os agressores desta que foi a maior ação contra a corrupção no país.
Página 2

Similar Posts