Cidade Comunidade Cultura Educação

Coronavírus não ofusca o brilho da Festa de Nazareth

O belo fim de tarde emoldurando a linhas barrocas da fachada de igreja (Fotos: Luciana Vignoli)
Chegada da procissão de barcos

Substituindo a histórica procissão da padroeira de Saquarema, uma carreata acompanhou o desfile da imagem de Nossa Senhora de Nazareth, desde a Praça do Coração, em frente à igreja matriz, passando pelo Centro, Areal, Gravatá e Boqueirão. Foi a homenagem dos devotos do município, que devido à pandemia foram impedidos de fazer a procissão centenária. Porém, a procissão de barcos na Lagoa de Saquarema, foi feita, liderada pelo próprio presidente da Colônia de Pescadores, Matheus, e abençoada pelo padre Rodrigo.

Família Fiorese Vignoli na janela

Outra homenagem marcante foi uma exposição de quadros, entre eles uma bela pintura à óleo do artista plástico Antenor de Oliveira, de propriedade do saudoso casal Casimiro e Nair Vignoli, pais do jornalista Silênio Vignoli, na casa da Rua Barão de Saquarema 419, esquina com a Rua Maestro Francisco Vignoli, avô de Silênio e fundador da Banda de Saquarema. A imagem de N. Sra. de Nazareth no quadro de Antenor tem uma aura muito especial, que só as pinceladas do mestre poderiam revelar.


No dia 30 de agosto, após a novena de Nossa Senhora de Nazareth, foi eleita a nova Mesa Administrativa da Venerável Irmandade de N. Sra. de Nazareth, para o Ano Compromissal 2020/2021, tendo agora os seguintes irmãos e irmãs: juiz provedor – Rodolfo Moreira, juíza – Rosângela dos Santos, secretário – Rodrigo do Amparo, segundo secretário – Luiz Carlos O. Coutinho, tesoureiro – Roberto Mascaranhas Arruda, procurador – Manoel Isidoro de Oliveira, além de mesários, zeladoras e suplentes. Espera-se que, no ano que vem, já sem os riscos do coronavírus, a festa voltará ao normal. Ou, pelo menos, ao novo normal!

Exposição de quadros em homenagem à N. Sra. de Nazareth na casa da família Vignoli
Membros da Banda Santo Antônio que tradicionalmente acompanha a procissão

Similar Posts