Cidade Coisas da Política (Continentino Porto) Comunidade Cultura Educação Esporte Opinião Política

O Saquá 249 – Chamadas de Capa

Quer folhear as páginas do jornal O SAQUÁ
Edição de Junho de 2020 (edição 249)?
Fique à vontade… Clique nas páginas para ampliar

 

 

 

Manifestações nos EUA e no Brasil trazem o racismo para a pauta do dia

A UP foi um dos poucos partidos políticos que participaram das manifestações contra o racismo e pela democracia no Rio

O assassinato do segurança George Loyd em Mineápolis, nos Estados Unidos, detonou uma onda de manifestações em cerca de 200 cidades americanas, em vários países da Europa, na Austrália e no Brasil. Em São Paulo, torcidas organizadas, na maioria constituídas de jovens negros, clamaram por Democracia em São Paulo, abrindo a temporada de manifestações da oposição, para não falar das manifestações dos “bolsonaristas” que já viraram um hábito em Brasília e em outras partes do Brasil. No Rio, jovens negros, brancos e mestiços, iniciaram uma enorme manifestação pacífica, contra o racismo e pela democracia, que se iniciou no monumento Zumbi dos Palmares, na Av. Presidente Vargas, passou pela Candelária e foi até a Cinelândia. Diariamente tem manifestações contra o racismo nos Estados Unidos, no Reino Unido e na França. O racismo, no Brasil e no mundo, está agora na pauta do dia.
Página 3

 

Durval e Agostinho, o agrimensor e seu filho “ex-pracinha”: dois saquaremenses

O agrimensor Durval Cardoso (Foto: Acervo Maicon Cardoso)

O agrimensor Durval de Macedo Cardoso e seu filho Agostinho Cardoso, que foi pracinha e serviu na Força Expedicionária Brasileira, na Itália, viveram em Bacaxá numa casa que hoje é centenária. Com uma descendência grande, ainda residem na cidade seus irmãos, filhos, netos e bisnetos. O biólogo Maicon Cardoso, que mudou recentemente do Rio para cá, vem pesquisando a vida da família que faz parte da história de Saquarema.
Página 4

 

Instabilidade institucional e coronavírus

O clima tenso crescente que vem contaminando a República brasileira, estimulado por movimentos bolsonaristas propondo fechamentos do Congresso e Supremo Tribunal Federal (STF), foi agravado no início de junho, quando o Brasil tornou-se o segundo país com mais mortes provocadas pelo coronavírus, ultrapassando a marca de 40 mil vidas ceifadas. Veja a análise do jornalista Silênio Vignoli.
Página 2

 

Só uma vitória levará Boavista às semifinais

Com a boa campanha da Taça Guanabara, que lhe valeu o título de vice-campeão, o Boavista tem agora a chance de ir às semifinais da Taça Rio, equivalente ao segundo turno do Campeonato Estadual, bastando vencer a Portuguesa, em partida a ser realizada no campo do adversário, na Ilha do Governador.
Página 6

 

Mais um deputado para Saquarema

O deputado Pedro Ricardo

O jovem médico Pedro Ricardo acaba de assumir o cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa, no Rio. Ex-vereador, ex-vice-prefeito de Saquarema e ex-secretário municipal da Saúde, Pedro Ricardo tem a política no sangue. Filho do ex-prefeito João Alberto Teixeira, é também irmão da vereadora Raquel Sant’Ana. Agora o município conta com 2 deputados estaduais, Pedro Ricardo e Franciane Motta, esposa do ex-deputado Paulo Melo, além de 1 deputado federal: Lourival Gomes. O deputado Pedro Ricardo desmentiu a notícia de que já teria assumido na ALERJ a Comissão de Acompanhamento do Covid 19, que foi divulgada no mesmo dia de sua posse.
Página 2

 

Yoga para desestressar profissionais de saúde

A professora Lia Caldas

A professora de Yoga Lia Caldas está promovendo aos domingos, às 10 horas, aulas aos profissionais de saúde, para desestressar o pessoal que está na linha de frente do combate ao coronavírus. As aulas, também abertas a quem se interessa por esta prática milenar de meditação, são feitas via Zoom, aplicativo gratuito, tanto no computador como no celular. A professora Lia Caldas e seu marido e também professor Pedro Stabile ministram aulas de Ashtanga Yoga, meditação em movimento, durante os dias de semana.
Página 8

 

 

Similar Posts