Cidade Comunidade Educação Política Saúde & Ciência

Saquarema contra a COVID

A Prefeitura montou barracas em frente à agência da Caixa para evitar aglomeração (Foto: Syllas Brito)

A pandemia do coronavírus já fez muitas vítimas e continuará fazendo até que a medida correta de prevenção seja tomada efetivamente: o isolamento social! Aqui em Saquarema, demorou para que sua população caísse na real e adotasse também o uso de máscaras que agora proliferam em todo canto, principalmente nas filas de bancos, etc. Na edição passada do Jornal O Saquá, informamos que não existia nenhum caso na cidade e em pouco mais de um mês, os números apareceram gritantes. O aumento de casos dá-se mediante ao descumprimento de regras básicas de proteção, da insistência da abertura de comércios e da ganância por dinheiro em meio a maior necessidade atual que é a proteção de vidas.

Claramente, é necessário dinheiro para sobreviver em um mundo capitalista. Entretanto, o número de mortos no Brasil já está beirando os 15 mil! Cada morte carrega uma história; famílias desoladas… como em Manaus, com caixões enterrados em valas comuns, todos os dias. Aqui a Prefeitura de Saquarema vem combatendo o vírus, de acordo com as indicações da Organização Mundial de Saúde (OMS)?

Neste momento, além dos leitos e das UTIs, todo mundo precisa de empatia e solidariedade, principalmente os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate! Lojas como a Bendito Sabor e a Padaria da Ponte estão fazendo doação de alimentos e troca de alimentos por máscaras, entre outras empresas e pessoas com atitudes solidárias que estão dando o seu melhor para ajudar o próximo neste momento tão difícil para todos.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO

Podemos considerar que a Prefeitura de Saquarema teve e está tendo sucesso em sua campanha de vacinação de idosos, que receberam a vacina em casa, e outros que estão sendo vacinados agora. Neste município pequeno do litoral fluminense, vale ressaltar a quantidade de veranistas que chegou correndo do coronavírus nas grandes cidades. Algumas casas estão cheias e a praia ainda bem frequentada. Mas vai passar. Todos de uma forma ou de outra estão se conscientizando que sem o isolamento tudo ficará mais difícil para todos nós.

Similar Posts