Cidade Comunidade Educação Saúde & Ciência

A pandemia do Coronavírus

O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, falando do coronavírus (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil )

Lucas Alexandrio

Ao longo dos últimos meses, o assunto é o Covid-19, vírus que ficou conhecido pelo nome de Coronavírus. Para entender melhor o que fazer para se proteger e quais os reais impactos dele no cotidiano, acompanhe este resumo sobre como o governo está atuando para evitar a multiplicação de casos, e também o contágio, sintomas e prevenção.
Após a declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS), afirmando que o coronavírus já pode ser considerado uma pandemia, o mundo começou uma grande mobilização. Com isso, universidades brasileiras, institutos federais, escolas e eventos com grande quantidade de pessoas e turistas, como o São Paulo Fashion Week (SPFW), decidiram adiar suas atividades para botar um freio na transmissão.

O governo brasileiro passou a atuar com cautela. Enquanto o presidente da república Jair Bolsonaro dizia que o vírus era uma “fantasia”, o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, já havia tomado atitudes, antes mesmo da OMS se pronunciar.

Os sintomas do Covid-19 são bem semelhantes à gripe, porque em suma seus sintomas mais comuns são: tosse (seca ou com secreção) e febre média para alta. Portanto, para se proteger e ajudar no controle da pandemia, veja algumas das formas de como se cuidar diariamente: lavando as mãos até a metade do pulso, frequentemente, usar álcool gel ou 70%, antes de encostar em áreas como os olhos, boca e nariz. Caso vá tossir ou espirrar, leve o rosto até a parte interna do cotovelo, evite multidões, use as máscaras caso apresente sintomas, evite o contato direto com outras pessoas como beijos, abraços e apertos de mão.

E claro, para melhores informações de prevenção e cuidados, vá ao posto de saúde mais próximo e/ou procure um profissional da área da saúde. Seguindo estas pequenas atitudes de higiene e contato social com mais segurança, estará se protegendo do contágio como também de transmitir para outras pessoas.

Similar Posts