Cidade Coisas da Política (Continentino Porto) Comunidade Cultura Educação Meio Ambiente Política

O Saquá 242 – Chamadas de Capa

 

III Fórum da Pesca Artesanal na
Bacia de Campos foi em Macaé

Presidentes de nove Colônias de Pescadores participaram ativamente das rodas de conversa (Foto: Dulce Tupy)

Pescadores de vários municípios na área de influência da indústria do petróleo se reuniram no III Fórum da Pesca Artesanal da Bacia de Campos. O Fórum, realizado no Royal Palace Hotel, em Macaé, durou 3 dias de debates, com apresentações de convidados e exposição sobre os programas de educação ambiental, promovidos pelas empresas exploradoras do petróleo, entre elas a Petrobras, a Shell, a PetroRio e a Equinor, além da Dommo Energia. Representantes do setor privado e público participaram do evento que trouxe diversos assuntos relativos à pesca, incluindo a aposentadoria dos pescadores e pescadoras artesanais. A delegação de Saquarema foi organizada pelo presidente da Colônia Z-24, Matheus de Souza, assessorado pela secretária Carine.
Página 2

 

Leilão da “cessão onerosa” do pré-sal foi uma decepção para o governo mas bem positivo para a Petrobras

A plataforma P-74 no Campo de Búzios no Pré-Sal da Bacia de Santos, no Rio de Janeiro (Foto: Andre Ribeiro/Banco de Imagens Petrobras)

O recente leilão da “cessão onerosa” do petróleo do pré-sal não atraiu as multinacionais estrangeiras como o governo federal esperava, mas por outro lado foi extremamente generoso com a Petrobras que arrematou o Campo de Búzios, um gigante, junto com duas empresas chinesas que ficaram cada uma como 5%. A Petrobras arrematou também o Campo de Itapu, integralmente.
Página 6

 

Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas debate o uso dos recursos hídricos

Visita técnica às Cataratas do Iguaçu, uma das maravilhas do mundo, foi programação obrigatória (Foto: Dulce Tupy)

Realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná, o XXI Encontro Nacional dos Comitês de Bacia (ENCOB) mobilizou cerca de 2 mil pessoas, representantes de mais de 1.200 Comitês de Bacia Hidrográfica (CBH) de todo o país. O CBH-Lagos São João, do qual Saquarema faz parte, também participou com uma delegação expressiva. Durante 5 dias, o público participou de oficinas, rodas de conversa, debates, apresentações, visitas técnicas e palestras. Hoje, quando se anunciam crises hídricas em várias regiões hidrográficas do Brasil, as medidas propostas durante o XXI ENCOB preconizam ações efetivas para a preservação da água, conservação das nascentes e educação ambiental.
As novidades este ano foram o Encontro da Juventude e o Encontro das Mulheres, segmentos sociais de grande importância na gestão das águas no Brasil.
Página 3

 

Inauguração do SICOOB Sul

Será inaugurado no dia 12 de novembro uma nova agência do SICOOB SUL na Avenida Saquarema, em Bacaxá. Maior instituição financeira cooperativa do país, o SICOOB SUL tem mais de 50 mil sócios e 32 agências, nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Com 30 anos de existência, é presidida por Rubens Moreira, que destaca o seu caráter cooperativista.
Página 5

Similar Posts