Cidade Comunidade Cultura Educação

Oficina de Museologia realizada no Teatro Mário Lago

A Superinten-dente de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Lucianne Figueiredo, ministrou a oficina em Saquarema (Foto: Dulce Tupy)

Saquarema recebeu a Oficina “Plano Museológico”, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC). Realizada pela superintendente de Museus Lucianne Figueiredo, a oficina apresentou os seguintes temas: Um breve histórico dos museus; a Política Nacional de Museus do IBRAM; Estatuto de Museus; Pensando o plano museológico: por que é importante planejar?; Preparando o plano museológico: estabelecendo o cenário; Estruturação, Análises internas e externas; e Implementando o plano museológico: referenciais práticos.

Com duração de um dia, a oficina no Teatro Mário Lago foi bastante concorrida e incluiu visitas técnicas ao Museu do Sambaqui, em Barra Nova, Museu de Conhecimentos Gerais, em Jaconé, além de dois centros culturais que almejam se tornar museus em Saquarema. Com uma longa trajetória, Saquarema se ressente de ter um museu histórico, enquanto municípios mais novos, como Arraial do Cabo, já tem. Por sua história e importância política no Estado do Rio de Janeiro, principalmente no século 19, Saquarema deveria cuidar melhor da sua própria memória.

Similar Posts