Cidade Coisas da Política (Continentino Porto) Comunidade Cultura Educação Homenagem Política

O Saquá 241 – Chamadas de Capa

 

Peres e parentes fora do governo

O STF considerou nepotismo a nomeação de parentes da prefeita Manoela, incluindo seu marido Peres, secretário municipal de Educação e Cultura (Foto: internet)

Afastados do governo Manoela Peres, por decisão do ministro Edson Fachin no Supremo Tribunal Federal (STF), o então secretário municipal de Educação e Cultura, Antonio Peres Alves, já não responde mais por sua pasta. Marido de Manoela, o ex-prefeito Peres, era o secretário mais poderoso do governo. Com farta experiência política e administrativa, foi enquadrado no Artigo 37 da Constituição Federal que consagra o princípio de moralidade, além do nepotismo. Outros parentes de Peres e da prefeita Manoela também estão impedidos de participar do governo, entre eles a irmã de Peres, Ana Amélia, o procurador-geral do município e ex-vereador Chico Peres, sua esposa Denise e sua cunhada Rosa, casada com seu irmão, o empresário César Alves, entre outros. Também já não responde mais pela Secretaria Municipal de Saúde o cardiologista e ex-prefeito Dr. João Teixeira, pai do também cardiologista, ex-vereador e vice-prefeito Pedro Ricardo.
Página 3

 

Os 40 anos da ASS em exposição na Câmara

A canoa havaiana – ou da Polinésia – fez parte da exposição sobre o surfe realizada na Câmara Municipal, na recém inaugurada Galeria Vereador José Carlos Cabral (Foto: Dulce Tupy)

A Associação de Surf de Saquarema acaba de completar 40 anos comemorados com bolo na sua sede em Itaúna e uma exposição na Galeria José Carlos Cabral, na Câmara Municipal. A exposição trouxe lembranças emblemáticas dos famosos festivais de surfe dos anos 70, de pioneiros como o surfista Maraca, falecido em 2016, e campeões como Chumbinho, vencedor nas ondas gigantes de Nazaré, em Portugal. Além da exposição, houve palestras e debates na Câmara, incluindo o surfe inclusivo, com o psicólogo Marcelo Mourão.
Página 5

 

Relatório da Pesca em Saquarema

Parte da equipe da Fiperj que apresentou o relatório na Colônia de Pescadores Z-24 (Foto: DUlce Rpy)

A Fiperj, Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro, apresentou o Relatório Técnico Semestral do Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira em Saquarema. A apresentação feita na Colônia dos Pescadores Z-24 reuniu pescadores do mar e da lagoa de Saquarema, embora a pesquisa de refira apenas ao pescado no mar, neste que é um dos maiores pesqueiros no Estado do Rio de Janeiro.
Página 4

 

Adeus, prefeito Jurandir Melo!

Jurandir foi prefeito 3 vezes quando ainda não havia reeleição (Arquivo Jornal O Saquá)

A despedida do ex-prefeito Jurandir Melo, cujo velório na Câmara Municipal reuniu políticos de todas as tendências, foi uma demonstração da sua popularidade e carisma. Jurandir foi prefeito por 3 vezes no município, numa época em que não havia reeleição e indicou 2 outros prefeitos eleitos, dominando a cena política por mais de 20 anos. Já no final de sua carreira, foi também vice-prefeito e presidente do IBASS, o Instituto de Benefícios e Assistência dos Servidores de Saquarema, tendo construído sua sede, ao lado da Secretaria Municipal de Saúde. Grande orador, era poeta e repentista, improvisando versos no meio de seus discursos.
Página 2

 

Similar Posts