Cidade Comunidade Educação

Até quando?

Nos tempos atuais, temos nos deparado com notícias nos canais de comunicação sobre situações de violência doméstica, na família, na vizinhança, nas ruas. “Em briga de marido e mulher ninguém mete a colher”; por conta desta máxima cultural, entre outros ditos populares, os crimes contra as mulheres eram invisibilizados frente a outras ocorrências criminosas no mecanismo judiciário brasileiro. Porém, o Brasil deu um passo à frente.
As demandas insustentáveis provocadas pelas mortes de um número cada vez mais crescente de mulheres norteou o resultado do relatório da CPMI da Violência Doméstica, criada em 2012, “com a finalidade de investigar a situação da violência contra a mulher no Brasil e apurar denúncias de omissões por parte do poder público.” O relatório apresenta um espelho da situação da violência de gênero no Brasil e os índices alarmantes de crimes cometidos contra mulheres, como assassinatos e estupros.

No entanto o caminho é longo, pois, na sociedade brasileira existe uma aceitação e conformação com a discriminação contra a mulher. Atitudes permeadas pela misoginia (repulsa, desprezo, ou aversão à mulher) e o patriarcado (poder delegado aos homens), ainda legitimado muitas vezes pela maioria da população, são elementos que permitem estarmos numa situação absurda no ranking mundial: temos a 5ª maior taxa de feminicídio* segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). Cabe ressaltar que a relação entre o racismo e o machismo contribui para a vulnerabilidade das mulheres negras vítimas do feminicídio.

Aqui estamos em 2019, com o crescente número de assassinatos de mulheres: mais de 200 casos de crimes de feminicídio no primeiro trimestre. Esta situação coloca em alerta permanente a sociedade civil, o movimento feminista e movimento de mulheres, organismos públicos (federal, estaduais e municipais) e internacionais como a CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos).

A visibilidade dos casos tem contribuído para a não aceitação do feminicídio na sociedade brasileira e maior reflexão das mulheres quanto aos relacionamentos abusivos. Os movimentos sociais voltados à defesa dos direitos das mulheres têm sido incansáveis em denunciar, buscar estratégias e propor mudanças que permitam uma cultura inclusiva, respeitosa e uma vida sem violência para as brasileiras.

*Feminicídio (Lei nº 13.104/2015); alteração da seção dos crimes hediondos (Lei 8.072/1990), que colocou o feminicídio na mesma categoria desses crimes.

Participou: Tânia Lopes (Movimento de Mulheres de Cabo Frio (MMCF)/AMB (Articulação de Mulheres Brasileiras-RJ-Lagos)

 

Similar Posts