Beatriz Dutra: Cultura é Notícia Cidade Comunidade Cultura

Viva Nélida!

Cultura é Notícia - Beatriz Dutra

Sim, viva Nélida Piñon!… Quanto mais o tempo passa, mais lições ela nos dá de beleza, sabedoria e superação!…
Em recente lançamento aqui no Rio, depois de expressivo sucesso em Portugal, seu livro “Uma Furtiva Lágrima” cativou especialmente aos seus inúmeros leitores, admiradores e amigos. É que ele foi escrito em situação inusitada: depois de um diagnóstico conclusivo de oncologista que a atendia, de que ela teria entre seis meses e um ano de vida. Felizmente, foi um diagnóstico equivocado e, segundo ela, “quase três anos depois, estou bem. Resisti, vivo, penso. Imagino, sobretudo escrevo. Eis os segredos da vida.”

Mas em meio a sentença tão cruel, seu novo livro foi escrito. Completamente diferente dos demais, não é um romance ou um livro de contos. Mas de lembranças, constatações, afirmação e confirmação de valores, e preciosas sugestões ao leitor para uma vida melhor. Enfim, no livro que seria de despedida, harmonizam-se competência, talento e sabedoria… Escreveu Nélida: “Não enxotes de tua vida aqueles a quem amas.” / “Vigia, atento, a tua violência. Ela é a parte obscura e sórdida da tua alma.” / “Lembra-te de que despovoada do arfar amoroso, dos gestos benfazejos, tua crueldade ficará inscrita a ferro e fogo na memória dos que te são caros.” / “SOU MÚLTIPLA… Ao ser múltipla, sou muitas. (…) Enquanto falo por mim, ou penso por mim, incorporo os demais à minha genealogia. Não ando sozinha pelo mundo.” / “Pessoalmente a beleza, mesmo grotesca, me emociona. Às vezes fujo de seu impacto para que não me marque a ferro e fogo como se faz na pele do gado indefeso. A beleza prega o mistério e é uma bendição.” / “Estive atenta, enquanto pude, aos mistérios da fé. Sorri e chorei diante das adversidades. Amei e fui amada. Deixei que Deus pousasse no meu regaço. Resta-me agora dizer amém.”

As escritoras Nélida Piñon e Beatriz Dutra, no lançamento do livro da ex-presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Leblon

Por todas as razões, amigos, recomendo, vivamente, este novo livro de Nélida Piñon: “UMA FURTIVA LÁGRIMA”. Belíssimo! Imprescindível!…

“O amor é e será sempre teu melhor gesto na terra. O único capaz de projetar luz sobre esta precária existência humana”. Nélida Piñon.

Em tempo: ela dedicou o livro ao seu cachorrinho Gravetinho. Vejam: “In memoriam do amado Gravetinho Piñon, amigo inesquecível”.

Similar Posts