Cidade Comunidade Educação

Saúde da Mulher

O CEDIM – Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – participou de duas atividades no INCA – Instituto Nacional do Câncer, que resultou na construção, envolvendo diversos parceiros, de um projeto de capacitação para prevenção e detecção do Câncer de mama e do Câncer de colo de útero.

O Projeto será desenvolvido através do Fórum Estadual dos Conselhos Municipais de Mulheres e em articulação com as Secretarias Estaduais de Saúde e de Educação e com o INCA, que disponibilizará material informativo.
O Projeto beneficiará com a construção dessa rede, a curto prazo, cerca de 28 municípios e um grande número de mulheres.

Dia 28 de maio – Dia Internacional pela Saúde da Mulher – é também o dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. É considerado óbito materno durante o período da gestação ou até 42 dias após o término da gestação, independentemente da gravidez ou medidas tomadas em relação a ela. Não se considera mortes acidentais ou incrementais.

Fatores de risco que podem levar a mulher ao óbito: hipertensão, hemorragias, infecções puerperais doenças do aparelho circulatório complicadas pela gravidez, parto ou puerpério, e aborto. Estas são as cinco principais causas de morte materna.

Estas informações são do Ministério da Saúde. Portanto, nós mulheres, precisamos estar atentas para o funcionamento das políticas públicas, onde a prevenção é a fórmula perfeita para salvar vidas, e não podemos aceitar que a morte materna seja banalizada, a ponto de acreditarmos que foi a “vontade de Deus” que uma mãe e seu filho morressem e não procuremos respostas para evitar outros casos. Assim, estamos nas ruas, nas academias, nas organizações não governamentais e nas instituições de direitos, lutando para que o Brasil deixe de ser o líder entre os países latino-americanos. O CEDIM – Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – reafirmou que integra a rede de luta pela “Redução da Mortalidade Materna”.

Participaram desta Roda de Conversa as Conselheiras do CEDIM: Cladice Diniz, Fátima Santos, Helena Piragibe e Santinha.

Similar Posts