Cidade Comunidade Cultura Educação Opinião Política Saúde & Ciência

O Saquá 230 – Chamadas de Capa

Quer folhear as páginas do jornal O SAQUÁ
Edição de Novembro de 2018 (edição 230)?
Fique à vontade… Clique nas páginas para ampliar

 

 

Resultado surpreende em Saquarema:
3 deputados, 2 estaduais e 1 federal

Franciane Motta
Pedro Ricardo
Lourival Gomes

 

 

 

 

 

 

O resultado das eleições em Saquarema foram surpreendentes. Acompanhando a maioria do país, o município elegeu Bolsonaro presidente e Witzel governador, no segundo turno. Mas no primeiro, a eleição dos deputados pegou todo mundo de surpresa, pois os demais municípios da Região dos Lagos não conseguiram eleger mais do que 2 deputados, como foi o caso de Cabo Frio. Saquarema elegeu dois estaduais – Franciane Motta (MDB) e Pedro Ricardo (PSL), além de Lourival Gomes (PSL) a deputado federal.
Página 2

 

Uma eleição com voto conservador

Foi eleito um outsider de extrema direita: Jair Bolsonaro (Foto: Facebook)

O colunista Silênio Vignoli analisa esta que para ele foi a eleição mais “apaixonada e sofrida” nos últimos anos no Brasil. Para ele, o acirramento das posições políticas, entre o petismo e o bolsonarismo, traçaram este cenário que levou à presidência da República um outsider de extrema direita: Jair Messias Bolsonaro.
Eleito com 53,13 % dos votos, contra 44,87 % do candidato Haddad, 2,14 % de votos brancos e 7,43 % nulos, Bolsonaro venceu a eleição com mais de 10 milhões de votos de diferença para o segundo colocado.
A eleição de 2018 foi feita em redes sociais, um fenômeno relativamente recente na internet.
Página 2

 

Internet na prova do ENEM

Um tema muito atual

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018), sobre “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet” chamou a atenção, pela necessidade de nos apropriarmos urgentemente desses conhecimentos. A prova estabeleceu correlações entre a internet e questões relativas às minorias e às mulheres. Na coluna Roda de Conversa, a professora Edna Calheiros convida 2 estudantes que fizeram a prova do Enem 2018, para uma reflexão.
Página 6

 

Nova novela da Rede Globo é gravada em Saquarema

O menino João Bravo foi o Dedé na novela A força do querer, com Juliana Paes e Emilio Dantas

Com o nome provisório “Verão 90”, a nova novela das 7 já começou a ser gravada na Praia de Itaúna e no centro de Saquarema. O tema aborda a juventude e o surf, tendo no elenco grandes nomes como Claudia Ohana, Dira Paes e Jesuíta Barbosa, além do pequeno ator João Bravo, de uma família tradicional de Saquarema.
Página 4

 

Lei Seca promove mudança de hábito

Em 9 anos, a Lei Seca abordou 3 milhões de motoristas e comprovou que o número de motoristas alcoolizados ao volante reduziu em 45%, uma marca histórica, que tem 90% de aprovação da população. Segundo o DETRAN e o Instituto de Segurança Pública, o índice de mortos caiu 28% e o de feridos 36%.
Página 3

 

Similar Posts