Cidade Coisas da Política (Continentino Porto) Política

Pré-candidatos começam a aparecer no cenário político

O deputado Flávio Bolsonaro, pré-candidato a senador e aliado político do vice-prefeito e pré-candidato a deputado estadual Pedro Ricardo, na foto com o presidente do PSL Márcio Motta (Foto: Claudio Motta)

Passada a euforia da Copa do Mundo, começa agora o jogo eleitoral, com vários candidatos se apresentando no município. Este ano haverá eleição presidencial, além de eleições parlamentares para o Congresso Nacional (deputados federais e senadores) e eleições estaduais (para governadores e deputados estaduais). E a campanha será acelerada, pois terá menos de 2 meses, do dia 16 de agosto ao início de outubro.

A vereadora e pré-candidata a deputada estadual Elisia Rangel, no diretório do PDT com a vereadora do Rio Rosa Fernandes (Foto: Edimilson Soares)

Em Saquarema, vários pré-candidatos já estão se posicionando diante dos eleitores, em reuniões preparatórias de seus partidos. Foi o caso da inauguração da nova sede do PDT, em Bacaxá, promovida pela ex-secretária de Promoção Social, vereadora, secretária da Câmara Municipal e agora pré-candidata a deputada estadual Elisia Rangel. A inauguração do diretório na Rua Professor Souza reuniu lideranças políticas locais como o ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Zezinho Amorim, o ex-vereador Silvio Vidal e o vereador Bruno Pinheiro. Na ocasião, a vereadora do Rio de Janeiro, Rosa Fernandes, de uma família tradicional de políticos do subúrbio carioca, veio apoiar a pré-campanha de Elísia, que, duas semanas depois, promoveu uma caminhada no centro comercial de Bacaxá com o pré-candidato a governador, Pedro Fernandes, filho de Rosa.

Demonstrando força de mobilização, o vereador e pré-candidato Abraão da Melgil realizou na Câmara Municipal de Saquarema, um evento com a presença do ex-jogador de futebol Romário, senador e atual pré-candidato a governador do Rio de Janeiro pelo Podemos. Junto com ele, veio o pré-candidato a senador, o ex-deputado federal Vivaldo Barbosa, que também foi secretário de Segurança Pública do governo Brizola. Vivaldo fez questão de destacar a importância de retomar o programa dos CIEPs, os antigos Brizolões, que além de educar promoviam a inclusão de crianças adotadas por casais do Corpo de Bombeiros ou da Polícia Militar, que moravam nos CIEPs. Era um projeto social, além de educacional, que deixou marcas quando se encerrou.

ENSINO EM HORÁRIO INTEGRAL

“Quando Brizola saiu do governo, deixou 4.600 crianças morando nos CIEPs”, disse Vivaldo. “Para onde foram essas crianças? Algumas delas podem ter se tornado marginais, como os que estamos vendo agora no Rio de Janeiro”, refletiu o pré-candidato ao Senado, Vivaldo Barbosa.

Em sua fala, Romário assumiu o compromisso de lutar pelo ensino em horário integral nas escolas, como ocorria nos CIEPs, e destacou a sua luta pela inclusão social e benefícios para os portadores de necessidades especiais, sua principal plataforma política.

O vereador e pré-candidato Abrão da Melgil, com o irmão Mel, na casa de festas Prime, da família Gomes (Foto: Edimilson Soares)

O ato na Câmara foi para empossar a diretoria provisória do partido Podemos. Em seguida, o vereador e atual pré-candidato a deputado estadual Abraão da Melgil, acompanhado do vereador Roger Gomes, filho do ex-deputado federal Lourival Gomes, recebeu convidados na Prime, uma confortável casa de festa da família Gomes, recém inaugurada na Avenida Saquarema, no Porto da Roça.

O também pré-candidato a deputado estadual, ex-secretário de Educação e Cultura de Saquarema e vereador Janderson da Educação, realizou uma grande reunião num galpão, no Porto da Roça, que chamou atenção pela organização e pelos presentes, na maioria evangélicos, no evento que trouxe ainda o deputado federal Áureo, de Duque de Caxias (ver ao lado o perfil de Janderson). Mas nada se igualou à pré-campanha do vice-prefeito e ex-vereador Pedro Ricardo, a deputado estadual, que reuniu no Porto da Roça o maior número de pessoas até agora.

O grande motivo foi a inauguração do diretório do PSL, com a presença do deputado federal Flávio Bolsonaro, filho do deputado federal Jair Bolsonaro, pré-candidato a presidente da República. No novo diretório instalado em 4 grandes lojas, perto do Morro da Cruz, destacou-se a presença do ex-deputado federal Lourival Gomes e autoridades municipais, entre elas os ex-prefeitos Dr. João Teixeira, pai de Pedro Ricardo e atual secretário de Saúde, e Antônio Peres, atual secretário de Educação e Cultura. Muito à vontade em sua primeira aparição nesta pré-campanha, Pedro Ricardo atraiu inúmeros simpatizantes e correligionários.

Assim, foram os primeiros lances desta pré-campanha de 2018, cujo período eleitoral efetivamente só irá começar em meados de agosto, após a realização das convenções partidárias e o devido registro das candidaturas. Até lá todos são pré-candidatos e as pré-candidaturas correm soltas, principalmente na internet, como é o caso da ex-prefeita Franciane Motta, herdeira do eleitorado do seu marido, o deputado Paulo Melo, campeão de votos no interior do estado, devido às inúmeras obras realizadas em todas as regiões. Também se destacando na internet, o pré-candidato Rodrigo Borges, herdeiro político do seu tio, o ex-prefeito Dalton Borges.

Similar Posts