Cidade Coisas da Política (Continentino Porto) Comunidade Cultura Educação Esporte Meio Ambiente Opinião Política Surfe

O Saquá 224 – Chamadas de Capa

Quer folhear as páginas do jornal O SAQUÁ
Edição de Maio de 2018 (edição 224)?
Fique à vontade… Clique nas páginas para ampliar

 

 

Revolta na Fazenda Ipitangas
foi revelada em livro de Bravo

A multidão saudou a Lei Áurea no Paço Imperial, no Rio, na atual Praça Quinze (Foto: Divulgação)

A Abolição da Escravatura foi proclamada com a assinatura da Lei Áurea, em 1988. O gesto simbólico da princesa Isabel, há 130 anos, foi o ponto final de um processo que já vinha ocorrendo desde meados do século 19. O Brasil foi o último país no mundo a declarar o fim da escravidão, após uma intensa luta de resistência feita nos quilombos e nas revoltas, como a que ocorreu na Fazenda Ipitangas, em Saquarema, registrada pelo pesquisador Darcy Bravo em seu livro póstumo “Minha Terra, Saquarema”, publicado em 1979.
Página 3

 

Sessão Solene da Câmara Municipal

A Sessão Solene da Câmara comemorou o aniversário de Saquarema (Foto: Claudio Motta)

 

Vai começar o Oi Rio Pro em Itaúna

“Mineirinho” foi o campeão de 2017

Como ocorreu no ano passado, quando a etapa brasileira do World Surf League (WSL) Championship Tour retornou a Saquarema, depois de um longo período em que permaneceu em Santa Catarina, o Oi Rio Pro está trazendo os campeões de novo para as famosas ondas da praia de Itaúna, inclusive o campeão de 2017, o Mineirinho. Com início em 11 de maio, o campeonato mundial pode durar até o dia 20 e promete repetir a vibração da torcida nas areias do chamado “Maracanã do Surf”.
Página 4

 

 

 

Suposto Porto de Jaconé ameaçaria os bechrocks

Os beachrocks são pedras submersas no mar e afloram na areia.
Foram descobertas pelo cientista Charles Darwin no século 19 (foto: Edimilson Soares)

O Porto de Jaconé, ou Terminais Ponta Negra, é um complexo portuário que, se vier a ser construído, colocará em risco todo o ambiente da região situada entre Maricá e Saquarema. Projetado por uma empresa, o empreendimento que teve o apoio do governo de Maricá, foi impugnado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, visando proteger as famosas beachrocks, formações rochosas em forma de pedras que podem estar submersas no mar ou aflorando nas areias da praia. Segundo cientistas, as beachrocks de Jaconé revelam não só a evolução geológica e história dos brasileiros, como de toda a humanidade. Charles Dawin, pai da Teoria da Evolução, quando passou por aqui no século 19, observou esse patrimônio. Só por isso devem ser preservadas.
Página 3

 

Similar Posts