Cidade Comunidade Cultura

A devoção à Nossa Senhora de Nazareth

O belo andor de Nossa Senhora de Nazareth de Saquarema descendo a escadaria da igreja matriz, cercada de fiéis (Foto: Facebook/Cristina Silva)

A procissão com a imagem da padroeira de Saquarema no andor pelas ruas da cidade é um momento marcante, que encanta todos os anos a multidão de fiéis durante a festa popular mais tradicional do município. O Círio de Nazareth é um grande evento de celebração religiosa, elaborado com todo critério pela Irmandade de Nossa Senhora de Nazareth, que a cada ano aprimora o círio mais antigo do Brasil. Afinal, são 387 anos de devoção, pois o primeiro círio foi realizado em 1630, na época do Brasil Colônia.

O altar da igreja matriz ornamentado em homenagem à Nossa Senhora de Nazareth (Foto: Secom/PMS)

Um dos destaques da belíssima procissão é a já tradicional chuva de prata promovida pelo historiador popular Herivelto Bravo Pinheiro, autor do livro Raízes de Saquarema, editado pela Tupy Comunicações. A chuva se realiza em frente a uma das casas da família Bravo, na Rua Dr. Januário, no caminho da procissão. Todos os anos a festa atrai inúmeros barraqueiros que oferecem alimentos e todo tipo de artigos para venda.

Os dias que precedem a data principal, 8 de setembro, contam com vasta programação por todo município, com visita da imagem às paróquias, novena e missas em diferentes horários, exposição e bênção do Santíssimo Sacramento, passeata da Sociedade Musical de Santo Antônio de Bacaxá e shows na praça Oscar de Macedo Soares, no Centro. Este ano o show foi com o cantor Jefferson Santos. E o tão esperado Círio das Águas, com os barcos em procissão pela lagoa, mais uma vez foi um dos mais belos atrativos para os romeiros e turistas.

Realizado de 31 de agosto a 8 de setembro, o Círio de Nazareth de Saquarema comemora também o feriado nacional de 7 de setembro, Independência do Brasil. Nesta data é feita a eleição da nova mesa diretora da Irmandade de Nossa de Nazareth, que terá como festeiros no próximo ano Luiz Carlos e Simone Santos, diretora do Colégio SEI Anglo. O feriadão prolongado, com tempo bom, atraiu ainda mais pessoas para a cidade turística.

O Círio das Águas se realiza anualmente na Lagoa de Saquarema, em homenagem à santa padroeira do município (foto: Scom/PMS)

Similar Posts