Cidade Comunidade Cultura Educação Política Surfe

O Saquá 212 – Chamadas de Capa

 

Quer folhear as páginas do jornal O SAQUÁ
Edição de Maio de 2017 (edição 212)?
Fique à vontade… Clique nas páginas para ampliar!

 


 

 

Folias de Saquarema, relíquias que enobrecem o município

A Folia de Reis Estrela do Oriente, de Sampaio Corrêa resiste

As Folias de Saquarema – a Folia de Reis e a Folia do Divino – são dois aspectos da cultura popular. Com origens no passado do Brasil Colonial, originárias das festas da colheita em Portugal, as folias saquaremenses são um símbolo de resistência na Região dos Lagos, onde poucas folias e foliões sobreviveram ao impacto da modernidade, aos turistas e à invasão cultural que trouxeram novos costumes. As Folias de Saquarema deveriam ser abraçadas pelos governantes municipais e divulgadas até como atrativos turísticos, como acontece em cidades como Paraty, no Sul Fluminense, que apóia todas as tradições culturais de seus cidadãos. Apesar de protegidas por lei, as Folias de Saquarema precisam ser redescobertas. Enquanto existem.
Páginas 6 e 7

O coreto do Divino, também chamado de Império, do século 18

 

Campeonato Mundial do Surfe no cenário da Praia de Itaúna

O deputado federal Marco Antônio entregando uma das 90 pranchas de surfe a alunos da rede estadual de ensino no palanque do campeonato na Praia de Itaúna

Está chegando a hora do Oi Rio Pro 2017, a 4ª Etapa do Circuito Mundial da WSL, promovido pela Liga Mundial do Surfe. Realizado na Praia de Itaúna, de 9 a 20 de maio, o campeonato marca o retorno de grandes eventos no chamado “Maracanã do Surfe”, como Itaúna é conhecida aqui dentro e lá fora. Alunos da rede estadual de ensino ganharam antecipadamente 90 pranchas de surfe profissional.
Página 11

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gracias a la vida

A família de João Massena, com seus quatro filhos e a esposa Rosa Prestes

O livro do professor de química João Massena, lançado recentemente no Museu da República, no Rio, é o tema do comentário de seu cunhado, Luiz Carlos Prestes Filho. Autobiografia escrita com muita emoção, revela o tempo do exílio da família Massena, após o trágico desaparecimento de seu pai, em consequência da prisão e tortura em São Paulo, durante a ditadura civil-militar. O autor frequenta Saquarema desde a adolescência, quando seu pai tinha uma casa na antiga Vila. Hoje, a casa de João Massena, no Gravatá, vive cheia de amigos e parentes.
Página 3

 

Cenas de Saquarema

O livro do médico Dr. José Ernesto, lançado em Niterói, revela uma rural Saquarema, pequena, simples, ainda no tempo da Estrada de Ferro. Tudo se passa em torno da fazenda da família Machado, do Morro dos Pregos. É uma narrativa deliciosa, que reflete os usos e costumes da época.
Página 8

 

Similar Posts