Cidade Comunidade Cultura Educação

Conselho Consultivo do PECS se reúne na Câmara Municipal

O gestor do PECS, André Cavalcanti, coordenou a reunião, onde estiveram presentes ambientalistas e representantes de instituições e empresas da região (Foto: Dilvulgação/Facebook)

Membros do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS) reuniram-se em janeiro na Câmara Municipal de Saquarema. Na ocasião, foi apresentado o atual responsável pelas Unidades de Conservação Ambiental de Saquarema, o biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Claudio Valente. O gestor do PECS, André Cavalcanti, ressaltou o valor das áreas de preservação ambiental da região, como a APA de Massambaba, da qual Saquarema faz parte e onde são encontradas espécies ameaçadas e sítios arqueológicos.

Houve ainda informação da criação da 8ª UPAm, Unidade da Polícia Ambiental do Rio de Janeiro, sediada em Cabo Frio, com área de atuação entre Saquarema e Macaé. Participaram da reunião o deputado Janio Mendes, representantes do IBAMA, Polícia Militar Florestal, empresários do setor turístico e ambientalistas de Saquarema, Araruama, Cabo Frio e Arraial do Cabo.

O PECS é uma Unidade de Conservação com área próxima a 10 mil hectares, localizado em partes dos municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia. Administrado pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente) desde sua criação em 2011, o PECS prevê a preservação e recuperação de ecossistemas, com oportunidades de visitação e pesquisa científica, além do desenvolvimento do turismo através atividades econômicas sustentáveis na região.

Similar Posts