Cidade Coisas da Política (Continentino Porto) Comunidade Política

Pesquisa coloca Pitico em primeiro lugar

Esta casa na Rua Santa Clara 100 em Rio Bonito abriga em parte o Opiniun Instituto de Pesquisa e Serviços uma empresa que faz tudo inclusive pesquisa, ao contrário do IPESPE, o credenciado Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas de Recife, Pernambuco (Foto: Edimilson Soares)
Esta casa na Rua Santa Clara 100 em Rio Bonito abriga em parte o Opiniun Instituto de Pesquisa e Serviços uma empresa que faz tudo inclusive pesquisa, ao contrário do IPESPE, o credenciado Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas de Recife, Pernambuco (Foto: Edimilson Soares)

Dois institutos de pesquisa contratados pelo mesmo grupo político, ligado ao ex-prefeito Antonio Peres, fizeram pesquisas recentes, mas com resultados diferentes. A primeira pesquisa, favorável ao então pré-candidato Antonio Peres (PTN), foi feita pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa Opiniun (IBPO) no mês passado e publicada no Jornal Tribuna da Região, no dia 6 de julho, em Rio Bonito, mas que circulou também em Saquarema. A segunda, feita por outro instituto, o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), com sede em Recife, deu um resultado contrário aos interesses do grupo, apontando como favorito nas próximas eleições em Saquarema o candidato Pitico (PMDB). Assim, com este resultado desfavorável para o grupo de Rio Bonito que apóia Peres, a pesquisa não foi divulgada; ficou apenas um tempo no site do próprio instituto pernambucano, na internet. É um caso típico de manipulação da opinião pública.

O primeiro instituto, o IBPO, de Rio Bonito, foi criado em 23 de março de 2016, não gozando, portanto, de credibilidade nenhuma. O seu endereço, Rua Santa Clara nº 100, no centro de Rio Bonito, parece uma casa de família, numa rua estreita, sem nenhuma placa comercial. E no seu Comprovante de Inscrição na Receita Federal, entre suas atividades constam, além de sua atividade principal de pesquisa, edição e impressão de jornais e livros, agência de publicidade e agência de viagens, locação de automóveis, instalação e manutenção de ar condicionado, ventilação e refrigeração, manutenção elétrica, hidráulica, sanitária e de gás, montagem e instalação de sistemas e equipamentos de iluminação e sinalização públicas, portos e aeroportos. Tudo isto só na primeira das 4 páginas onde são escritas as suas atividades tão diversas… É uma verdadeira empresa faz tudo!

Opiniun x IPESPE

Já o IPESPE, fundado em 1986, é uma instituição respeitada no setor de pesquisas de mercado e opinião pública em todo o país. Com metodologia comprovada e resultados condizentes com a realidade, a pesquisa do IPESPE dá a vitória ao candidato Pitico, em Saquarema, em todas as etapas do questionário, nas perguntas e simulações feitas em várias faixas etárias (idades), instrução e renda familiar. Pitico ganha em todas, com diferença gritante de votos. Por exemplo, na pergunta “Se a eleição fosse hoje em quem votaria?” as respostas são nitidamente desfavoráveis ao ex-prefeito Peres, um personagem da vida política saquaremense, envolvido em escândalos e foco de inúmeros processos judiciais e ações na polícia. Neste caso, na pesquisa espontânea Pitico obteve 25 votos, contra 16 de Peres e 4 de Thiago Cocaro. É um resultado que Peres e seu grupo político, vinculado ao Jornal Tribuna da Região, de Rio Bonito, mantém escondido, mas que pode ser conferido em uma cópia do original do IPESPE, a qual o jornal O Saquá teve acesso.

Mas então o que as duas pesquisas têm em comum? Ambas foram contratadas por Tavares e Machado Comércio Ltda, justamente o grupo comercial que edita o Jornal Tribuna da Região. Surpreendentemente, o resultado da segunda pesquisa permaneceu secreto, porque não interessa ao grupo riobonitense revelar a verdade que coloca o candidato Pitico (PMDB) na frente, em Saquarema. Portanto o resultado da pesquisa anterior que dava Peres na frente, Pitico em segundo lugar e Thiago Cocaro na rabeira é tendenciosa! A pesquisa credenciada do IPESPE (Pesquisa n° 08101/2016, data de registro 20/07/2016) apresenta resultados opostos e dão os seguintes números para a pergunta “em quem o eleitor votaria com certeza”: Pitico amplia sua margem chegando a 34 votos; Peres fica abaixo com 21 votos; e Thiago Cocaro dobra, ficando com 8 votos apenas. Portanto, os dados desmentem cabalmente a pesquisa anterior (Pesquisa n° 03914/2016, data de registro 01/06/2016). Veja os resultados nos gráficos:

pesquisa

Similar Posts