Cidade Comunidade Cultura

Já começou a Festa de Nazareth

O Círio mais antigo do Brasil é uma manifestação religiosa que preserva a cultura regional (Foto: Divulgação Facebook)
O Círio mais antigo do Brasil é uma manifestação religiosa que preserva a cultura regional (Foto: Divulgação Facebook)

Romeiros e devotos de Nossa Senhora de Nazareth já estão em clima de festa. Este ano, a programação com atividades litúrgicas e culturais começa oficialmente no dia 30 de Agosto e vai até o dia 16 de Setembro, quando será celebrada missa de Ação de Graças pelo Círio 2016. Mas o grande dia é 8 de setembro, quando acontece a celebração do 386º Círio de Nazareth de Saquarema, o mais antigo do Brasil, realizado em Saquarema desde 1630.

Em preparação ao Círio, a imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazareth já está em visitação às capelas, desde o dia 16 de agosto, quando iniciou a peregrinação na Capela de São Judas Tadeu, no Jardim. Dia 18, foi a vez da Capela de São Sebastião, no Boqueirão; dia 21, Capela de São João Batista, às 10h, no Centro, e também à comunidade de São José, às18:30,em Itaúna; e dia 23na Capela de N Srª do Parto, no Centro Social Madre Maria das Neves, das Irmãs Carmelitas, às 9h.

Atradicional Festa de Nossa Senhora de Nazareth é um grande momento para a paróquia e para seus devotos. A programação completa está nas redes sociais e inclui novena, procissão, missas, apresentação de corais, da Sociedade Musical Santo Antônio de Bacaxá, queima de fogos, show, os círios das Rodas, dos Jovens e da Legião de Maria, e o belíssimo Círio das Águas com procissão marítima e bênção aos pescadores.

A organização feita pela mesa administrativa da Venerável Irmandade de Nossa Senhora de Nazareth é um trabalho de fé e devoção da equipe formada este ano pelo juiz provedorArthur José Caetano, o Arturzinho, pelo 1º secretário Otávio Azeredo de Oliveira, 2º secretário Alexandro da Paixão Vieira, tesoureiro Hélcio de Oliveira Coutinho, procurador Felipe Azeredo de Oliveira, juíza Maria Helena Ramalheira Cardoso, em parceria com o pároco, Padre Mário Cezar da Costa.

Para realização do evento, a Irmandade Nossa Senhora de Nazareth contou com a participação de pastorais, entes públicos, patrocinadores e colaboradores, e também está recebendo doações através de uma conta bancária, além das prendas para o leilão, que podem ser entregues até o dia 7 de setembro, na lojinha da Igreja Matriz e na sede da Irmandade, na Praça Oscar de Macedo Soares, ao lado dos Correios, em Saquarema.

Similar Posts