Cidade Comunidade Esporte

Tocha Olímpica em Saquarema

Rodrigo Amparo (Foto: Divulgação)
Rodrigo Amparo (Foto: Divulgação)

No próximo dia 2 de agosto, a Tocha Olímpica estará em Saquarema e será conduzida por pessoas que fazem a diferença no município. A previsão para o início do revezamento está marcada para 8 horas, saindo de Bacaxá, da porta do Bradesco, patrocinador oficial dos Jogos Olímpicos do Rio. A tocha vai percorrer toda a Avenida Saquarema até a Igreja de N.S. de Nazareth, onde acontecerá uma celebração na Praça do Coração. Em seguida a tocha segue para Rio Bonito.

Dentre os selecionados para o revezamento está o jovem Rodrigo Amparo que, através do esporte, encontrou forças para superar a perda de uma das pernas. O paratleta é campeão da Seleção de Futebol de Amputados, além de surfista e herói do mar, pois diversas vezes socorreu banhistas nas praias de Saquarema. Outro nome do esporte no município que conduzirá a tocha é o professor de natação Eduardo Alvim que, ao lado da professora Solange, dirige a Academia Inter Ação, de onde saíram grandes atletas da natação, entre eles o campeão Caio Amorim, que vai participar das Paralimpíadas no Rio.

Eduardo Alvim (Foto: Divulgação)
Eduardo Alvim (Foto: Divulgação)

Representando os profissionais da Educação, o professor Mauro Santos também foi selecionado para a condução da tocha. Mauro desenvolve a COM-VIDA (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola) e o Projeto Horta Comunitária, que participou da Conferência Estadual do Meio Ambiente e da IV Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, em Brasília.Já o surfe de Saquarema, será representado pelo surfista e campeão Raoni Monteiro. O surfe é um esporte que caracteriza a cidade, mas ainda não faz parte das modalidades olímpicas. Também surfista, Kayane Reis vai representar o surfe feminino local, no revezamento da tocha. E a lutadora Beatriz Mesquita, campeã mundial de jiu-jitsu, será a outra representação feminina.

A passagem da Tocha Olímpica por Saquarema marca a história dessas pessoas no município, entre elas o biólogo Carlos Alexandre, que luta pela criação do Museu de Conhecimentos Gerais, a ser instalado em Jaconé. Será o segundo museu, pois o primeiro foi inaugurado na Praça do Sambaqui da Beirada, em Barra Nova, vinculado ao Museu Nacional, no Rio, com peças que remontam ao período da pré-história no município.

Carlos Alexandre (Foto: Edimilson Soares)
Carlos Alexandre (Foto: Edimilson Soares)
Mauro Santos (Foto: Divulgação)
Mauro Santos (Foto: Divulgação)

 

 

 

 

 

 

 

 

Beatriz Mesquita (Foto: Divulgação)
Beatriz Mesquita (Foto: Divulgação)
Raoni Monteiro (Foto: Divulgação)
Raoni Monteiro (Foto: Divulgação)

 

 

 

 

 

 

 

Kayane Reis (Foto: Divulgação)
Kayane Reis (Foto: Divulgação)

Similar Posts

One thought on “Tocha Olímpica em Saquarema
  1. Obrigado Dulce e Edmilson,
    Se fosse possível gostaria de receber uma cópia da edição de julho, para poder guardar de recordação.
    Mais uma vez abrigado pela lembrança.
    Abraços do amigo Dudu e da Tia Sol.

Comments are closed.