Cidade Comunidade Religião

Via Sacra nas duas paróquias

O Grupo Jovem com o Padre Jorge após a encenação da Paixão de Cristo nas escadarias da Igreja de Santo Antônio, em Bacaxá (Foto: Agnelo Quintela)
O Grupo Jovem com o Padre Jorge após a encenação da Paixão de Cristo nas escadarias da Igreja de Santo Antônio, em Bacaxá (Foto: Agnelo Quintela)

Uma tradição católica realizada durante a Semana Santa exprime a fé e devoção dos fiéis, que revivem a Paixão de Cristo,um período marcado por grande religiosidade, que conta com vasta programação em todo o município. Dentre as celebrações, os símbolos da Páscoa foram reavivados nas paróquias de Saquarema e Bacaxá. Na Paróquia de Santo Antônio, em Bacaxá, houve Missa Campal no Domingo de Ramos, com a Praça Santo Antônio repleta de fiéis acompanhando o padre Jorge. No decorrer da semana foram realizadas missas, culminando com a Missa com lava-pés, a Procissão da Penitência e encenação da Paixão de Cristo nas escadarias da igreja, realizada pelo Grupo Jovem. Durante a Vigília Pascal houve também a celebração da luz, bênção do fogo e Círio Pascal, apresentação das crianças da Catequese, Batismo e 1ª Eucaristia.

No Morro da Igreja Nossa Senhora de Nazareth, a Paixão de Cristo foi assistida por um grande público, em Saquarema (Foto: Paulo Lulo)
No Morro da Igreja Nossa Senhora de Nazareth, a Paixão de Cristo foi assistida por um grande público, em Saquarema (Foto: Paulo Lulo)

Em Saquarema, a programação da Igreja Nossa Senhora de Nazareth foi vivenciada intensamente por seus paroquianos nas várias missas e procissões que foram realizadas pelo Padre Mário, durante a Semana Santa. Pelas ruas do Centro passaram as procissões do Domingo de Ramos, Procissão das Sete Dores de Nossa Senhora, Procissão do Encontro com o Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Na sexta-feita santa, a Procissão Penitencial saiu às 6 horas da manhã da Capela de São Sebastião, no Gravatá/Boqueirão, e seguiu em direção ao Mirante do Morro da Cruz. Uma encenação da Via Sacra ocorreu nas escadarias da Igreja Matriz, com a participação do Grupo Jovem. A Procissão do Santo Enterro saiu da Igreja matriz com a imagem do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores, com o tradicional Canto da Verônica. O Domingo de Páscoa encerrou as solenidades da semana com alegria, pela ressurreição de Cristo.

Similar Posts

One thought on “Via Sacra nas duas paróquias
  1. Prezados leitores , amigos e moradores de Saquarema.

    Venho mostrar nossa indignação com o descredito e desrespeito pelo moradores, visitantes, turistas e religiosos.
    Deparamos com um quadro todos os anos e por motivo da continuidade do descaso e desrespeito resolvemos relatar Sobre o que Ocorrem nos dias dos Santos que celebramos, COMO O DIA DE SÃO JORGE ..
    Frequentamos a igreja católica N Sra de Nazaré Centro de Saquarema e de Santo Antonio em Bacaxá Quando as mesmas estão com as portas abertas para receber a população .
    Ficamos muitos trises quando num dia de devoto de um Santo ou a um membro importante da igreja Católica é considerado e festejado pela população e as portas dessas igrejas ficam trancadas , evitando a frequência e permanência de populares que procuram fazer as suas rezas, promessas ou simplesmente efetuar uma visita a um monumento histórico que é o simbolo de nossa cidade de Saquarema . O descaso é tanto que além de não promover missas principalmente nessas ocasiões que o responsável pelo patrimônio indica esporadicamente um membro para ali ficar sem compromisso algum mantendo as portas fechadas da igreja mantendo o seus interesses de apenas uma figura impar, sem responsabilidade alguma . O monumento Digo a igreja encontra-se abandonada sem sequer segurança ou pessoas que possam orientar da subida da grande escadaria que a mesma não recebe mais a população devidos a interesses não justificados e não Aceito por todos nós, NOS SENTIMOS CONTRARIADOS INDIGNADOS COM ATITUDES COMO ESSA AINDA AINDA PERPETUAM SEM VISAR OS ANSEIOS DE UM POVO RELIGIOSO QUE VETAM O ACESSO A CASA DE NOSSO SENHOR E TODOS OS SANTOS DESCUMPRINDO UMA DETERMINAÇÃO DO PAPA.

    Grato::
    Manoel Jorge
    Morador da Cidade de Saquarema Bairro do Boqueirão

Comments are closed.