Cidade Comunidade Política

Pitico e Ana Paula juntos costuram uma aliança futura

O abraço que sela a amizade e parceria entre Ana Paula e Pitico (Fotos: Agenlo Quintela)
O abraço que sela a amizade e parceria entre Ana Paula e Pitico (Fotos: Agenlo Quintela)

Uma mega reunião do PMDB na Casa da Cinéa selou uma parceria que até bem pouco tempo parecia impossível: o ex-vereador Pitico e a secretária municipal de Educação e Cultura, Ana Paula. O evento, com casa lotada, na Avenida Saquarema, foi até certo ponto uma surpresa para os grupos políticos internos que disputavam uma indicação para futuras alianças. É o caso dos vereadores Bruno Pinheiro, Gilvan Martinelli e Paulo Renato, que nunca esconderam o desejo da indicação pelos seus partidos.
Mas a articulação do PMDB passou longe dos sonhos dos vereadores e recaiu sobre uma das secretárias mais atuantes do governo Franciane Motta, a professora Ana Paula, secretária municipal pela quarta vez consecutiva, demonstrando uma rara habilidade política. De origem simples, da família do saudoso agricultor Sebastião Giri, verdadeira liderança do meio rural saquaremense, Ana Paula é casada com o empresário Mazinho, da loja Marmoraria Alternativa, de Jaconé. Mãe de dois filhos pequenos, Ana Paula vem fazendo uma verdadeira revolução na educação, sob o comando da prefeita Franciane Motta.
Foi neste mandato que essas duas mulheres se empenharam na construção e reforma das escolas, na construção de creches e refeitórios onde não existiam, na elaboração de políticas públicas educacionais modernas, elevando o nível da educação no município. Para viabilizar esta aliança entre Ana Paula e Pitico, foi preciso uma jogada de mestre, empreendida pelo deputado Paulo Melo, atual secretario estadual de governo, que atraiu o PSDB para esta aliança.

Agora aliados e ainda mais fortes, os deputados Marcos Abraão e Paulo Melo, unidos em favor da região
Agora aliados e ainda mais fortes, os deputados Marcos Abraão e Paulo Melo, unidos em favor da região

Não foi fácil porque, ao contrário de Pitico – ex-vereador e ex-secretário, com uma longa trajetória na administração pública, municipal e estadual – Ana Paula nunca teve nenhuma atuação política e nunca exerceu cargo fora do município. Porém, com fama de excelente gestora pública, Ana Paula também tem carisma, sabe se comunicar com o público e tem uma presença altamente positiva, atributos que somados aos de Pitico Oliveira podem se transformar numa receita de sucesso.

Ana Paula no PSDB

A comemoração da dupla, Pitico e Ana Paula, foi com a assinatura formal de Ana Paula no PSDB, partido de origem do deputado Paulo Melo e hoje presidido pelo irmão do ex-prefeito Dalton Borges, Ayron Borges, foi um momento estratégico para os que tem na educação o seu carro-chefe. Por sua vez, Pitico mais uma vez reiterou suas convicções, sob os auspícios do amigo Paulo Melo. Afinal, é em Paulo Melo que Pitico se espelha, desde quando se iniciou na vida pública.
Na reunião, o atual vice-prefeito Zequinha Martins, foi um dos mais homenageados, porque também havia um grupo que defendia que ele era o nome para o fortalecimento do grupo. Zequinha é um político experiente que vem exercendo influência no município, desde o governo Carlos Campos, prefeito que marcou seus mandatos pelo forte apoio popular que tinha. Pitico é um pouco herdeiro deste passado, onde Zequinha sempre terá um papel de destaque.
Numa demonstração de força, um convidado muito especial de Paulo Melo participou da reunião do PMDB, o deputado Marcos Abraão, de Rio Bonito, seu ex-desafeto e atual aliado. Também o ex-prefeito de Araruama, André Mônica, junto com alguns vereadores, estavam presentes, além de um grupo do PSDB, entre eles o ex-diretor de Cultura de Saquarema, Lauro Senna, que trabalha com o líder do partido na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, o deputado Luiz Paulo Corrêa da Rocha.

A filiação de Ana Paula ao PSDB, partido presidido em Saquarema por Ayron Borges, irmão do ex-prefeito Dalton
A filiação de Ana Paula ao PSDB, partido presidido em Saquarema por Ayron Borges, irmão do ex-prefeito Dalton

 

Abraão da Melgil na oposição

O vereador Abraão da Melgil aderiu a outro projeto  (Edimilson Soares)
O vereador Abraão da Melgil aderiu a outro projeto (Edimilson Soares)

O vereador Abraão da Melgil, eleito no grupo político do deputado Paulo Melo, na última eleição, resolveu dar uma guinada em sua trajetória política e assumiu publicamente a adesão ao grupo do ex-prefeito Antônio Peres que tem como aliado o ex-vereador Pedro Ricardo, filho do ex-prefeito João Alberto. A reunião que lacrou o compromisso foi no escritório político de Abraão, no Porto da Roça.
Até pouco tempo, o novato Abraão, empresário do ramo imobiliário, não escondia sua intenção de ser independente dos tradicionais grupos políticos. Aos poucos, foi assumindo o papel de oposição ao governo da prefeita Franciane, na Câmara Municipal. Agora, define sua nova identidade política, porém aliando-se ao grupo contrário à atual gestão municipal.

 

 

Similar Posts