Beatriz Dutra: Cultura é Notícia Cidade Cultura

MAGIA EM SAQUAREMA

Ligia Gurgel, Guti Fraga, Beatriz Dutra e Dulce Tupy, com o elenco da Casa do Nós (Foto: Jose)
Ligia Gurgel, Guti Fraga, Beatriz Dutra e Dulce Tupy, com o elenco da Casa do Nós (Foto: Jose)

Cultura é Notícia - Beatriz Dutra

Foi mágico aquele fim-de-semana: magia da arte que eleva e enleva. O tempo estava feioso, às vezes, até chuvoso. Mas Saquarema, com qualquer tempo, encanta e seduz. Qual não foi a minha surpresa, ao chegar à Casa de Cultura Walmir Ayala, e encontrá-la repleta e vibrante. O burburinho já se ouvia de fora. O calor do público estimulava a quem se apresentasse naquele SARAU em homenagem ao poeta JOSÉ BANDEIRA. Foi comovente assistir aos alunos das escolas, professores, artistas locais e cultores da beleza reverenciarem, saudarem, interpretarem e teatralizarem as poesias do inesquecível poeta saquaremense. E os aplausos foram fartos e emocionados, vindo de todos, inclusive dos familiares do POETA, também presentes. Parabéns a todos, e muito especialmente, à Profª SANDRA SANT’ANNA, que programou e fez acontecer aquele SARAU, que por certo, permanecerá na nossa memória e nos corações dos que lá compareceram.

No dia seguinte, nem bem me refazia da emoção da véspera, outra beleza de noite! A convite da editora deste jornal, Dulce Tupy, e Edimilson Soares, exímio fotógrafo e diretor comercial de “O Saquá, rumamos para o “Polo de Cinema e Teatro Casa do Nós”, recentemente inaugurado em Vilatur . Lá, do nada fez-se o tudo em arte, criatividade e cultura. Do impossível fez-se o possível e o inusitado: num local de difícil acesso, com ruas de iluminação precária e sem sinalização, deparamo-nos, de repente, com um “oásis”, no qual, com um querer imbatível e inventividade sem limites, foram encenadas num teatro em tudo improvisado, mas capaz de acolher, como num abraço, o público presente, duas breves peças de Machado de Assis: “Lição de Botânica” e “O Bote de Rapé”. Magia, pura magia no ar… E o responsável geral pelo sonho que transforma dura realidade em magia e dá novas oportunidades a pessoas que também sonham com uma vida melhor e mais bonita, é o notável GUTI FRAGA, ator e diretor que adaptou a bem sucedida experiência do grupo “Nós no Morro”, do Vidigal para Saquarema.

Razão tem NÉLIDA PIÑON ao afirmar: “Se Machado de Assis foi possível, o Brasil também é possível…” Assim, fez-se a possibilidade: Machado de Assis na “Casa de Nós” em Vilatur, Saquarema, transformando vidas!…

Ps. A peça deve ficar em cartaz por mais 4 meses, às sextas e sábados, às 20 horas. Local: Rua 23, quadra 48, lote 28, Summerville, Vilatur, Saquarema. Vale a pena conferir!…

Ps2. Estão de parabéns, também, todos os atores e os diretores Fátima Domingues, Ricardo Vandré (direção musical e composição) e Ligia Gurgel (direção de produção). PA-RA-BÉNS!

Similar Posts