Cidade Dulce Tupy Opinião

Verão escaldante em Saquarema lota a cidade com veranistas

Editorial - Dulce Tupy

Todo ano é assim. Chega o verão e a cidade fica cheia de visitantes, crianças e jovens de férias, famílias inteiras, incluindo idosos circulando pelas ruas e muitos carros, provocando engarrafamentos enormes entre Saquarema e Bacaxá. A própria Avenida Saquarema fica impossível de atravessar. Carros em duas mãos não param para os pedestres que se sentem ameaçados, além dos ciclistas na ciclovia onde vários carros chegam a estacionar indevidamente. Toda essa anarquia urbana, coisa que não se imaginava anos atrás, agora invade a pacata Saquarema, que de pequena vila de pescadores se transformou num dos polos turísticos da Região dos Lagos, com suas praias magníficas: Praia da Vila, Itaúna, Jaconé e Vilatur.
Às vésperas do carnaval, com uma temperatura de 40 graus, Saquarema continua porém sendo uma alternativa de lazer, cada vez mais visitada, principalmente pelos veranistas vindos do Rio de Janeiro, devido à sua proximidade, 100 quilômetros de distância entre as duas cidades. Mas, estamos preparados para receber essa multidão? Por mais que a Prefeitura se esforce para atender a todos, em termos de limpeza urbana, trânsito, atendimento médico e salvamar, guardas municipais e outros serviços, fica sempre a desejar, pois a cada ano o número de visitantes é maior, chegando a se multiplicar de 3 a 4 vezes em relação ao número de habitantes. Os bancos são insuficientes para atender os clientes, neste período, gerando filas gigantescas. Os supermercados e farmácias ficam lotados. Falta água e luz. O transporte é pouco, diante da demanda. O clima esquenta ainda mais.
Mas apesar de tudo, o município continua lindo, com o seu por de sol encantador, que tem levado a juventude a se instalar no Parque da Pedra (no local entre a Praia da Vila e a Prainha, onde havia a Casa da Pedra) para assistir a chegada da noite. É lindo, emocionante, demais! Com a lagoa cheia de banhistas de dia e pescadores à noite, tudo é festa e alegria no município, mesmo que ainda não estejam prontos o calçadão da praia e os novos banheiros públicos, ainda em construção. No centro, o bloco do Truco já começa os ensaios de bateria. Em Jaconé, capital da folia em Saquarema, os blocos já se preparam para o desfile. Saquarema, outrora princesinha do mar, agora se transforma numa rainha.

O por de sol magnífico na Praia da Vila em Saquarema  (Foto: Paulo Lulo)
O por de sol magnífico na Praia da Vila em Saquarema
(Foto: Paulo Lulo)

Similar Posts