Cidade Comunidade

Atendimento à Mulher é inaugurado na 124ª Delegacia

A força das autoridades estaduais e municipais pelo NUAM  (Foto: Edimilson Soares)
A força das autoridades estaduais e municipais pelo NUAM (Foto: Edimilson Soares)

A Delegacia Legal de Saquarema ganhou um Núcleo de Atendimento às Mulheres (NUAM) para atender às mulheres vítimas de violência doméstica. A 12ª unidade inaugurada no Estado do Rio vai funcionar 24 horas nas dependências da 124ª DP, em local reservado, onde 5 inspetoras farão o atendimento. Segundo o delegado Mário Lamblet, titular da 124ª DP, com o núcleo, mais mulheres terão coragem de denunciar seus agressores. Em Saquarema, uma média de 700 a 800 casos de violência contra mulheres são registrados por ano, cerca de 40% dos atendimentos da delegacia.
“Era preciso criar um espaço reservado para o atendimento destas vítimas. Criamos, inclusive, uma sala para os filhos destas vítimas se distraírem. A ideia é evitar que as crianças presenciem o atendimento das mães”, explicou o delegado. Para a diretora da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher, delegada Márcia Noeli, os NUAM ajudam as mulheres a romperem o silêncio. “Temos 13 Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAM) e 12 núcleos; são ferramentas de defesas das mulheres”, disse a delegada.
Em Saquarema, existe o Centro de Referência ao Atendimento à Mulher (CRAM), vinculado à Superintendência dos Direitos da Mulher da Secretaria Municipal de Assistência Social, que atua em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, e tem uma média de 30 atendimentos por semana. “A maioria das mulheres tem vergonha de denunciar o companheiro e evita ir à delegacia por temer ficar exposta. Este núcleo dá privacidade às mulheres para que denunciem as agressões”, diz a advogada do CRAM, Elizabeth Araújo.
Para abrigar o NUAM a Delegacia cedeu um local que foi reformado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Participaram da inauguração o Diretor de Polícia do Interior, José Renato Chernicharo, a prefeita Franciane Motta, vereadores, secretários municipais, entre outros convidados e convidadas. O NUAM é uma antiga reivindicação das mulheres organizadas de Saquarema, tanto da AMEAS (Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema), fundada em 2005, mas legalizada em 2008, como do MAMAS (Movimento Articulado de Mulheres e Amigas de Saquarema), fundado em 2007, mas legalizado em 2011.

Similar Posts