Comunidade Saúde & Ciência

Defesa Civil previne e alerta

Metereologista Julio César, coordenador da Defesa Civil, Cezinha,  e o secretário de Segurança Pública, João Carlos Araujo (Foto: Divulgação/Defesa Civil)
Metereologista Julio César, coordenador da Defesa Civil, Cezinha, e o secretário de Segurança Pública, João Carlos Araujo (Foto: Divulgação/Defesa Civil)

Coordenado por Cesar Henrique, o popular Cesinha, o trabalho da Defesa Civil de Saquarema vem ganhando destaque. Há pouco mais de 3 meses foi realizado um evento para a apresentação do Plano Municipal de Redução de Risco e Desastre. Em novembro uma conquista maior: a entrega de pluviômetros automáticos que vão contemplar 5 bairros da cidade. O aparelho medirá a quantidade de chuva e enviará um alerta para o caso de risco de inundação. Saquarema foi a 1ª cidade da Região dos Lagos a receber o material. A entrega foi feita por ocasião do evento que reuniu membros das Defesas Civis de toda a região, para a capacitação de uso dos pluviômetros.

Mas o trabalho da Defesa Civil não para por aí. Durante o mês de novembro 6 escolas participaram da simulação de evasão, em caso de desastres. O objetivo é manter a todos informados de que em caso de desastres inevitáveis, é preciso manter a calma e conhecer os procedimentos padrões para cada situação. Além disso, a população precisa saber usar equipamentos, como extintor de incêndio, por exemplo. Isso pode salvar vidas, esclareceu Cesinha, que disse também que a intenção é atender a todas as escolas e que os alunos precisam disseminar as informações recebidas. A Defesa Civil atende pelo telefone 199, disponível em plantão de 24 horas.

Similar Posts