Comunidade Cultura

Os 25 anos da Quadrilha Asa Branca

A quadrilha é um tradicional folguedo popular que remonta ao século 19. (Foto: Edimilson Soares)

A mais famosa quadrilha de Saquarema, a Asa Branca, completou 25 anos em 2012 e comemorou a data em várias oportunidades ao longo do ano. A grande festa que durou 3 dias foi em Sampaio Corrêa, onde a quadrilha nasceu e realiza seus ensaios. Dirigida pelo marcador João Campelo, a Quadrilha Asa Branca é um patrimônio imaterial, reconhecida pelo Ministério da Cultura, que a distinguiu com um prêmio nacional, há alguns anos.

Antes da Asa Branca, existia em Sampaio Corrêa, área rural de Saquarema, o Arraiá Estrela Dalva, em meados dos anos 70. Nos anos 80, surgiu a Quadrilha Vovô Mané e Zé e em seguida a Tia Zef. Em 1987, nasce a Asa Branca, criada por João e sua irmã, a saudosa Vera, que deu à quadrilha estreante o nome da célebre canção de Luiz Gonzaga. Com base no tradicional baião, a Quadrilha Asa Branca logo se destacou na cidade e nos demais municípios onde se apresentou, incluindo Rio de Janeiro, São Gonçalo, Itaboraí, Araruama e Iguaba, onde ganhou este ano um belo troféu, comemorativo de seus 25 anos de idade.

João Campelo, marcador da Quadrilha Asa Branca, vencedora de vários prêmios.

Aluno aplicado dos antigos marcadores de quadrilha de Sampaio Corrêa, Dinho e Nivan, João é considerado um verdadeiro mestre. Para ele a diferença entre a quadrilha de salão, como a Vovô Mané e Zé, com suas saias rodadas, para a quadrilha caipira, mais simples, é que uma é mais evolução e a outra é mais dança. Mas, as duas mantêm os mesmos personagens: o padre, a rainha, a noiva e a sinhazinha, numa representação que atravessa séculos…

Membros da quadrilha que participaram da Feira de Cultura em Saquarema. (Foto: Agnelo Quintela)
Membros da quadrilha que participaram da Feira de Cultura em Saquarema.

Coreografia estilizada inspirada nas tradicionais danças européias, a quadrilha se instalou em todo o país no século XIX, atravessou o século XX e chega ao século XXI como uma das principais atrações turísticas do Nordeste, embora seja praticada em todo o país. De junho a agosto, em Saquarema as quadrilhas se sucedem nos bairros e a quadrilha Asa Branca tem um papel de destaque nos festejos dedicados a Santo Antônio e São João. Vencedora de dois títulos de campeã da Região dos Lagos, a Asa Branca é orgulho dos saquaremenses.

Similar Posts