Meio Ambiente

I Encontro dos Fóruns das Agendas 21 Comperj

A professora Patrícia, da UFF, e Ricardo Frosini, da Petrobras, na diplomação com louvor dos alunos do Curso Ecocidades, feito em parceria com a AGU e Agenda 21 Comperj,  no Rio. (Foto: Edimilson Soares)
A professora Patrícia, da UFF, e Ricardo Frosini, da Petrobras, na diplomação com louvor dos alunos do Curso Ecocidades, feito em parceria com a AGU e Agenda 21 Comperj, no Rio. (Foto: Edimilson Soares)

Membros de 14 Fóruns das Agendas 21 de municípios do entorno do Comperj marcaram presença no I Encontro dos Fóruns das Agendas 21. A programação proporcionou a discussão do desenvolvimento regional sustentável, ressaltando exemplos de mobilização, comunicação e novas perspectivas. Foi uma oportunidade para os convidados assistirem também a palestras, incluindo mesas de debates. O encontro foi no Hotel Windsor Guanabara, Rio de Janeiro.

O coordenador geral da Agenda 21 Comperj, Ricardo Frosini abriu o evento, fazendo um balanço das atividades e apresentando o planejamento das ações para 2013. A consultora do programa da Agenda 21 Comperj, da Petrobras, Patricia Kranz resaltou a importância dos Fóruns da Agenda 21 para o desenvolvimento sustentável da região. E a representante do Laboratório Interdisciplinar de Meio Ambiente da Coppe/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Dra. Helianda Vilela, falou dos estudos feitos na região do Consórcio Intermunicipal da Região Leste Fluminense (CONLESTE), úteis também para a articulação regional das Agendas 21 Locais.

Também fizeram apresentações: Ralph Lassance, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), Oscar Marmolejo, da ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos), Janete Abrahão, da Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj), Thais Corral, da Rede de Desenvolvimento Humano e Cláudia Pfeiffer do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur) da UFRJ e outros(as). O prefeito de Tanguá e presidente do CONLESTE, Carlos Pereira, destacou a importância das Agendas 21, integradas ao CONLESTE. Estavam presentes também o prefeitos recém-eleitos Nestor Vidal, de Magé, Solange Almeida, de Rio Bonito, Marco Aurélio Dias, de Guapimirim, a vice-prefeita de Nova Fiburgo, Grace Arruda, vereadores e secretários.

O evento foi aberto com a diplomação de alunos do curso de extensão da UFF que receberam o diploma de conclusão com louvor. A jornalista Dulce Tupy, coordenadora do Fórum da Agenda 21 Saquarema e editora do jornal O Saquá, foi uma entre 8 alunos destacados com louvor, entre eles Maria Aparecida Resende, José Gonçalves, Mauro Paes, Thabta Matos, Dulce Regina do Araujo, Sheila Ramos e Araujo Porfírio de Souza. O curso “Formação de Lideranças Sociais em Cidades Sustentáveis, com foco em Saneamento Ambiental”, ministrado pela professora Patricia Ashley, foi uma parceria da UFF, com Petrobras, Controladoria Geral da União (CGU) e Ministérios da Cidade e da Educação.

Similar Posts