Meio Ambiente

Gênero, Raça e Etnia

As consultoras da Petrobras, Patricia Kranz (em pé) e Ana Paula (em primeiro plano, à esquerda), estiveram na sede da AMEAS, em Saquarema. (Foto: Dulce Tupy)
As consultoras da Petrobras, Patricia Kranz (em pé) e Ana Paula (em primeiro plano, à esquerda), estiveram na sede da AMEAS, em Saquarema. (Foto: Dulce Tupy)

Agenda 21 Comperj reúne Grupo de Trabalho na sede da AMEAS

A Agenda 21 Comperj, através dos Fóruns das Agendas 21 Locais, existentes nos 14 municípios no entorno do Complexo Petroquímico, vem promovendo o debate e a implantação do desenvolvimento sustentável, pautado em processo participativo e de mobilização popular. Nesta perspectiva, foram criados Grupos de Trabalho (GT), entre eles um GT de Comitês de Bacia e um GT de Gênero, Raça e Etnia. São espaços de diálogo temático que possibilitam a troca de experiências.

Uma reunião do GT Gênero, Raça e Etnia, organizada pela consultora da Petrobras, Patricia Kranz, realizou-se no final de outubro em Saquarema, na sede da Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema (AMEAS). Na ocasião, foi apresentada a trajetória da AMEAS às mulheres representantes dos municípios de Tanguá, Rio Bonito, Silva Jardim, Magé, Teresópolis e Itaboraí.

Em tarde de intensa troca de experiências, todas puderam compartilhar as ações mais significativas em seus municípios e propor novas atividades que promovam o fortalecimento do grupo. A consultora Ana Paula Costa, do Comperj, falou da oportunidade aberta nos editais de seleção de projetos da Petrobras. As mulheres se interessaram em desenvolver um projeto coletivo, intermunicipal, baseado na experiência positiva que estão obtendo no GT de Gênero, Raça e Etnia.

Para coordenar a elaboração do projeto, foi escolhida a engenheira Carmen Motta, coordenadora do Fórum da Agenda 21 de Rio Bonito, as coordenadoras Rosayne Batalha, de Teresópolis, e Dulcinéia Brum, de Magé. A proposta é a capacitação das mulheres, empreendedoras e multiplicadoras, através de encontros nos 14 municípios.

Similar Posts